Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Sub-20 do Grêmio bate o Bahia e garante vaga nas quartas de final do Brasileirão

Crédito: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

A equipe Sub-20 do Grêmio está classificada para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da categoria. Na tarde desta quinta-feira, o Tricolor venceu o Bahia, no Estádio do Pituaçu, em Salvador, pelo placar de 3 a 2 em jogo válido pela última rodada da fase classificatória. Os gols foram marcados por Nathan, Pedro Clemente e Rubens, todos na primeira etapa. Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Airton Fagundes terminou na terceira colocação do Grupo B, com 17 pontos em nove jogos disputados. O adversário será o Corinthians, que terminou como vice-líder do Grupo A. O primeiro confronto será disputado em Eldorado do Sul e a volta em São Paulo em datas a serem definidas.

A vitória gremista começou cedo. Antes dos dez minutos de jogo, o Tricolor já tinha feito 2 a 0.

Logo no segundo minuto, Lucas Kawan pegou a sobra na intermediária, pela direita, e fez o cruzamento perfeito na área. Nathan subiu entre os zagueiros e meteu de cabeça, sem chances para o goleiro Victor. Grêmio 1 a 0.

Dois minutos depois, Cheron recebeu na entrada da área, dominou e deu um giro espetacular numa meia bicicleta. A bola ia no canto direito, mas Victor fez grande defesa evitando o segundo gol.

Porém, no lance seguinte, o Tricolor ampliou: Viery fez o lançamento do campo de defesa. A bola encobriu a zaga baiana e pegou Pedro Clemente, invadindo a área pelo lado esquerdo. Com oportunismo, ele deu um leve toque tirando do goleiro. Grêmio 2 a 0.

O Bahia respondeu aos 10 minutos e quase chegou ao primeiro gol: Patrick Verhon recebeu na frente da área, driblou o marcador com um corte seco e chutou de direita, no ângulo esquerdo. Wendel voou e fez grande defesa.

O lance do Bahia foi uma prévia do que viria depois: aos 16, Juninho recebeu no bico da área, pela esquerda, driblou o marcador e chutou forte, no ângulo direito. Desta vez o goleiro gremista não conseguiu chegar e os donos da casa diminuíram a vantagem com um golaço.

Aos 21 minutos, Rubens pegou ao lado da área, pela direita. Fez o cruzamento na marca do pênalti. O zagueiro cortou pra cima. Quando a bola caiu, Pedro Clemente meteu a cabeça, mas Victor fez a defesa no centro da meta.

Seis minutos depois, o Bahia teve a chance de empatar em cobrança de falta pelo lado esquerdo de ataque. Patrick Verhon bateu colocado, mas Wendel fez firme defesa no canto esquerdo.

Atrás no marcador, os donos da casa foram pra cima e deram espaço para os contra-ataques.

Aos 34 minutos, após a parada técnica para hidratação, o Grêmio aproveitou os espaços para ampliar o marcador: Cheron deu de cabeça para Pedro Clemente, na intermediária. Com muita qualidade, o centroavante gremista deu um tapa na bola por cima da zaga encontrando Rubens, entrado em velocidade. Ele soltou a bomba, de perna esquerda, no canto esquerdo. Grêmio 3 a 1.

O gol deu uma arrefecida na reação do Bahia dentro da partida. Com a boa vantagem, o Tricolor tratou de trabalhar a bola e administrar o resultado até o final dos primeiros 45 minutos.

O Grêmio voltou para etapa final com Kaick entrando no lugar de Caio Araujo, que tinha cartão amarelo. O Bahia, por sua vez, fez três modificações buscando reverter o resultado.

A equipe da casa até apresentou uma postura mais ofensiva, mas não conseguia criar perigo à meta gremista.

Aos 10 minutos, o técnico Airton Fagundes fez mais duas alterações na equipe do Grêmio: Hiago entrou na vaga de Cheron e Lian no lugar de Nathan.

Um minuto depois, o Esquadrão de Aço criou sua primeira oportunidade da etapa final: Paulo Souto avançou com a bola dominada, ganhou no corpo da marcação e arriscou o chute da entrada da área. Wendel fez grande defesa.

Com as mudanças, o Grêmio passou a ficar com a bola mais nos pés em busca de controlar o avanço baiano.

Aos 19 minutos, Pedro Clemente sentiu uma lesão muscular no posterior da coxa e teve que ser substituído. Tucho entrou no lugar do centroavante.

Três minutos depois, o Bahia conseguiu descontar: Lucas Aruba deu para Roger Gabriel. Com habilidade, ele entrou à drible pela área, lado esquerdo, passou por dois marcadores e chutou cruzado, no canto esquerdo de Wendel. Grêmio 3 a 2.

O gol colocou a equipe baiana de volta na partida. O técnico tirou um lateral e botou um atacante mandando a equipe pra cima do Tricolor. Apesar disso, o Grêmio mostrou tranquilidade e continuou a administrar a vantagem ficando com a posse de bola.

Aos 36 minutos, o Tricolor fez suas duas últimas modificações com Paulo e Cristiano nas vagas de Josué e Wesley Costa respectivamente.

Apesar do desespero, com o goleiro subindo para cabecear dentro da área gremista, a equipe baiana não conseguiu levar perigo e o Grêmio mostrou maturidade para garantir a vitória e a classificação para próxima fase.

Confira como jogaram as duas equipes:

Grêmio:

Wendel; Lucas Kawan, João Ramos, Viery e Wesley Costa (Cristiano); Josué (Paulo), Caio Araujo (Kaick), Cheron (Hiago), Nathan (Lian), Rubens e Pedro Clemente (Tucho).

Técnico: Airton Fagundes

Bahia:

Victor; Daniel (João Vitor), Marquinhos, Mateus Mamédio (Gerald) e Rafael (Alex); Sidney, Jota (Paulo Souto), Patrick Verhon (Roger Gabriel), Guilherme (Tiago), Lucas Aruba e Juninho.

Técnico: Rogério Ferreira

Sair da versão mobile