Stas realiza ação pelo Dia da Família

Por 14 de maio de 2021

 

A Secretaria de Trabalho e Ação Social (Stas), de Cachoeira do Sul, realizará neste sábado (15) uma ação comunitária pelo Dia da Família. A pasta produziu um informativo para divulgar os serviços de proteção básica, que são oferecidos à comunidade.

Equipes da Secretaria distribuirão o informativo nas filias 1 (Júlio de Castilhos) e 2 (Sete de Setembro) dos Supermercados Tischler no horário das 9h ao meio-dia.

Dia Internacional da Família

A data de 15 de maio foi instituída em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi criada para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos, além de alertar sobre direitos, responsabilidades, questões sociais, econômicas e demográficas que envolvem esta instituição. Ao longo dos anos, também passou a sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de família, sendo todas elas completamente legítima.

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Responsável pela organização e oferta dos serviços de Proteção Social Básica (PSB), o CRAS atua na prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social em determinada localidade. Com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, busca identificar e estimular as potencialidades da população atendida.

Cadastro Único

 Possibilita o acesso a programas e benefícios sociais como Bolsa Família; Carteira do Idoso; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para Idosos e Pessoas com Deficiência (PCDs); Benefício de Prestação Continuada (BPC); Isenção de Taxas em Concursos Públicos e Enem; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), entre outros.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF – Fortalecimento da função protetiva da família Prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários Promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

SCFV – Atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas planejadas de acordo com a idade dos usuários, a fim de criar situações desafiadoras, estimular e orientar a (re)construção de vivências individuais e coletivas.

Serviço de PSB no Domicílio para PCDs e Idosos

Prevenção de situações de risco, exclusão e o isolamento Desenvolvimento de ações extensivas aos familiares de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão social.