A estiagem que afeta produtores no Rio Grande do Sul já resulta em prejuízos irreversíveis aos produtores rurais, comprometendo a safra de soja e afetando diretamente a economia no Estado. A avaliação é uma das conclusões de encontro envolvendo integrantes do movimento SOS Agro RS, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (10). Segundo Graziele de Camargo, produtora rural e coordenadora do movimento SOS Agro RS, a falta de chuvas regulares levou à perda total de lavouras.
O encontro ainda contou com a pauta sobre o projeto de do senador Luis Carlos Heinze (PP), que prevê a renegociação de dívidas dos produtores atingidos por eventos climáticos.
O projeto de lei (PL 320/25) foi protocolado sugerindo melhores condições para o pagamento das dívidas do setor agropecuário, afetado por enchentes e secas nos últimos anos. Com prazo de até 20 anos para quitação e juros reduzidos, o projeto garante a continuidade da produção no campo.
A coordenadora do SOS Agro RS participou do programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 – na manhã desta terça-feira (11):
O senador gaúcho propõe a securitização das dívidas agropecuárias, convertendo-as em títulos lastreados pelo Tesouro Nacional, até o limite de R$ 60 bilhões. As operações de custeio, investimento e comercialização contratadas até 30 de junho de 2025, por exemplo, poderão ser incluídas no programa, com um teto de renegociação de R$ 5 milhões por CPF e dois anos de carência.