Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Somos tão pequenos. Somos tão grandes

A conta é simples. Pense na galáxia. Dobre. Dobre de novo. Mais uma vez. Se fizermos esse movimento 1 mil vezes e olharmos para o nós mesmos a partir da comparação com a galáxia dobrada assim, fica fácil o entendimento de quanto somos pequenos. Aliás, fazendo a comparação entre o universo assim e nosso mundinho, podemos dizer que somos uma célula dentro desse corpo maior. Bem maior. Ou até que somos uma partícula tão minúscula que pode ser desprezível em termos científicos.

Pois bem. O movimento contrário também é possível. Uma minúscula partícula sendo dividida pela metade. De novo pela metade. E de novo. Dividindo pela metade 1 mil vezes, chegamos em um ponto tão pequeno que, a partir da comparação entre essa nova unidade e nós mesmos, somos como um gigantesco universo. E o que será que existe nesse fragmento tão pequeno? Planetas? Estrelas? Energia? Percebe que o conceito de universo é muito relativo?


*”MUÇARELA” é uma coluna que aborda pautas dentro da ideia de “pensar fora da caixa” veiculada exclusivamente pelo Portal OCorreio

Sair da versão mobile