Soldado Lucas Aquino de Oliveira participava de treinamento aquático do Bope / Foto: Divulgação
O soldado da Brigada Militar Lucas Aquino de Oliveira, de 28 anos, morreu por complicações decorrentes de um afogamento sofrido nesta quinta-feira (3) durante um treinamento aquático nas águas do Rio Jacuí, em Porto Alegre. O falecimento foi confirmado no começo da manhã desta sexta-feira (4), pela Brigada Militar.
Segundo a corporação, ele participava de uma instrução aquática, coordenada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), no Rio Jacuí, quando submergiu e não voltou à superfície. Em nota, a BM afirmou que, após encontrar o corpo do homem, submerso nas águas, foram prestados os primeiros socorros. Na sequência, o militar foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), na Capital.
A instituição afirmou, no texto, que presta assistência à família, que era natural de Santa Maria. A fatalidade também foi lamentada em uma manifestação oficial do BOPE.
Pelas redes sociais, o governador Ranolfo Vieira Junior prestou solidariedade à família e aos colegas do soldado. O chefe do Executivo Estadual afirmou que ‘não vai medir esforços’ para averiguar o ocorrido.
O policial militar era natural de Santa Maria. Antes de ingressar na Brigada Militar, Lucas Aquino de Oliveira foi 3º sargento de Infantaria do 29º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Maria. O ingresso na BM aconteceu em 2018. Ele passou por curso de formação de soldados em Rio Pardo.
NOTA DE PESAR DA BRIGADA MILITAR
A Brigada Militar comunica, com imenso pesar, o falecimento do soldado Lucas Aquino de Oliveira, de 28 anos, do 1º Batalhão de Polícia de Choque de Porto Alegre. O soldado participava de uma instrução de natação utilitária, no rio Jacuí, na capital, atividade curricular do Curso de Especialização em Operações Especiais, quando foi vítima de afogamento.
Mesmo tendo sido imediatamente socorrido e levado ao Hospital de Pronto Socorro, onde foi atendido pela equipe médica de plantão, o militar não resistiu. As circunstâncias do fato já estão sendo investigadas pela instituição.
O soldado Lucas incluiu na Corporação 29 de novembro de 2018, fez o Curso de formação de soldados em Rio Pardo, e deixa esposa Franciele Souza.
Os oficiais, praças, servidores civis da Brigada Militar se solidarizam com familiares e amigos do soldado Lucas nesse momento de dor.