Soja: Emater atualiza projeção para safra no RS

Por
Soja: Emater atualiza projeção para safra no RS
RURAL
13 de março de 2025 - Crédito: Freepik

 

 

A soja, principal cultura do Estado, apresenta um pequeno aumento de área cultivada, 0,3%. A cultura foi implantada em mais de 6,7 milhões de hectares. No entanto, as condições climáticas não foram favoráveis ao desenvolvimento da cultura, o que ocasionou a redução de 17,4% da produção, sendo esta estimada em 15.072.765 toneladas, com produtividade de 2.240 kg/ha ou 37,33 sc/ha (redução de 20,3% de produtividade quando comparada à safra 2023/2024).

O dado foi divulgado durante o tradicional Café com a Imprensa, realizado pela Emater/RS-Ascar e que integra a programação da Instituição na Expodireto Cotrijal. O evento é uma parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

 

No decorrer do Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta quinta-feira (13), o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater, Dirceu Nöller, avaliou a projeção de Cachoeira do Sul no topo de produção de soja, em resultado das condições climáticas, conforme divulgou o presidente da Federal da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, em entrevista ao programa ainda nesta quarta-feira (12):

 

 

A segunda estimativa da safra de grãos de verão foi apresentada pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera. O levantamento das informações – realizado pelos extensionistas rurais dos escritórios municipais da instituição no período de 16 a 28 de fevereiro, compilados e revisados pela gerência de Planejamento juntamente com os regionais – aponta que o Rio Grande do Sul deve colher nesta safra 28.050.178 toneladas de grãos, em uma área cultivada de 8.435.197 hectares.