A Secretaria Municipal da Saúde concluiu nesta semana a campanha de vacinação focada em pessoas de 60 anos ou mais que estão em abrigos temporários ou residem em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Seguindo recomendação do Programa Estadual de Imunizações, uma equipe da Diretoria das Vigilâncias em Saúde (DVS) percorreu 11 instituições em Cachoeira do Sul, onde 279 internos receberam as doses da vacina Arexvy, utilizada na prevenção de doenças ocasionadas pelo vírus sincicial respiratório e repassadas ao município pela Secretaria Estadual da Saúde.
A orientação, presente em Nota Técnica elaborada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), levou em conta o maior risco de contaminação por vírus respiratórios, entre eles o vírus sincicial, em ambientes fechados e com grande quantidade de pessoas, como abrigos e residenciais de longa permanência para idosos. O trabalho havia sido iniciado em setembro e beneficiou pessoas deste grupo específico residentes no Asilo Nossa senhora Medianeira, Residencial Santo Antônio Casas 1 e 2, Residenciais Cátia Marques (Casa Venâncio, Casa Batista Carlos e Casa Avenida Brasil), Residenciais Duda Rezende (Center, Rio Branco, SPA e Casa 4), Associação da Melhor Idade (AMIC) e Residencial Bem Viver.
O IMUNIZANTE
A vacina Arexvy, disponível apenas na rede privada e doada pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK) , é indicada para a prevenção, em pessoas com 60 anos ou mais, da doença do trato respiratório inferior (DTRI) causada pelos subtipos do vírus sincicial respiratório (VSR) A e B. Deve ser aplicada em dose única e instramuscular. O imunobiológico é seguro e aprovado pela Anvisa.