A Secretaria Municipal da Saúde amplia a partir desta terça-feira, a vacinação bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais. A imunização de idosos e pacientes imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade acontece nos três maiores postos de saúde da cidade – EAP Central, EAP Marina e EAP Centro Social Urbano. Indígenas e quilombolas, todos a partir dos 12 anos, serão vacinados em suas comunidades por equipes volantes da SMS.
O novo grupo prioritário integra a 2ª fase do calendário da vacinação bivalente, programação essa determinada pelo Ministério da Saúde e deflagrada na rede pública na segunda quinzena de fevereiro. Ficam para a 3ª etapa, prevista para até o fim deste mês, as gestantes e puérperas. A alteração das etapas em nível municipal fica condicionada ao recebimento das doses específicas para cada público.
O novo imunizante da Pfizer foi atualizado para as novas cepas do Coronavírus, incluindo a variante Ômicron. O primeiro grupo a ser imunizado, conforme determinação do Governo Federal, foram as pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
VACINAÇÃO E PÚBLICOS
1ª Fase: Residentes em instituições de longa permanência para idosos, pessoas com 70 anos ou mais, os imunocomprometidos a partir dos 12 anos de idade, os indígenas, ribeirinhos e quilombolas, todos a partir dos 12 anos
2ª Fase: Pessoas com 70 anos ou mais
Locais: EAP Central (prédio do INSS), EAP Marina e EAP Centro Social Urbano
Horário das salas de vacinação: 7h15 às 11h45e das 13 horas às 15h30