A Secretaria Municipal da Saúde amplia a partir desta terça-feira, a vacinação bivalente contra a Covid-19 para todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, considerados pelo Ministério da Saúde como os mais vulneráveis à doença. Além de idosos (com 60 anos ou mais), imunocomprometidos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos – que estão sendo imunizados a partir de fevereiro -, já poderão buscar os imunobiológicos a partir de agora as gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e população privada de liberdade. O novo imunizante da Pfizer foi atualizado para as novas cepas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron, e poderá ser encontrado nas salas de vacinas das três EAPs (Central/INSS, Marina e Centro Social Urbano) e das ESFs Promorar, Carvalho, Noêmia, Barcelos e Tupinambá.
Estarão aptos ao recebimento do imunizante bivalente os usuários destes grupos específicos que tiverem em dia com o esquema primário da vacinação contra covid-19, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então. Nestes casos, bastará procurar a dose atualizada na rede pública, respeitando o intervalo de quatro meses da última aplicação. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário. Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
* Idosos de 60 anos ou mais de idade;
* Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores;
* Pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade);
* Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
* Gestantes e puérperas;
* Trabalhadores da saúde;
* Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
* População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas;
* Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
VACINAÇÃO BIVALENTE
Locais: EAP Central (prédio do INSS), EAP Marina e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Barcelos e ESF Tupinambá
Horário das salas de vacinação: 7h15 às 11h45 e das 13 horas às 15h30