SMEd realiza busca ativa das crianças e adolescentes fora da escola ou evadidos

Por
SMEd realiza busca ativa das crianças e adolescentes fora da escola ou evadidos
EDUCAÇÃO
24 de março de 2025 - Crédito: OC/Arte/Freepik

 

A Secretaria Municipal de Educação retomou a campanha de busca ativa escolar “O Futuro se Faz Agora”, que visa localizar crianças de 4 e 5 anos, em idade obrigatória, que não tenham realizado matrícula na escola.

 

A busca ativa escolar é uma estratégia para identificar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. O objetivo é combater a exclusão escolar e garantir o direito à educação.

 

Somente no ano de 2024, foram abertas cerca de 140 fichas FICAI (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente) pelas escolas da rede, em busca de estudantes evadidos ou infrequentes.

 

Paralelamente a essa campanha, a Secretaria realiza a campanha de busca ativa de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, intitulada “FORA DA ESCOLA NÃO PODE”. A iniciativa da UNICEF disponibiliza uma plataforma e treinamento gratuitos para os técnicos do setor.

 

Os objetivos da campanha são de conscientizar a sociedade sobre o problema e sugerir planos para solucionar a exclusão escolar, sensibilizar a população sobre a importância da matrícula escolar e auxiliar os gestores municipais e estaduais. Além da plataforma, a iniciativa ainda disponibiliza materiais para download, reprodução e impressão.

 

A pasta municipal ainda utiliza a ferramenta FICAI 4.0 para monitoramento constante da movimentação dos estudantes, inclusive os que possuem faltas excessivas, consecutivas ou intercaladas. Para isso, as equipes diretivas das escolas,  comunidade escolar e vários órgãos públicos e privados são parceiros destas iniciativas.

As estratégias da campanha de busca ativa escolar:

– Solicitação junto ao Cartório de Registro Civil de dados com objetivo de rastrear e localizar todas as crianças que ainda não fizeram matrículas.
– Solicitação das listas dos inscritos na Educação Infantil das Escolas de Educação Infantil da rede privada de Cachoeira do Sul.
– Realização de alertas por meio dos meios de Comunicação, sobre a obrigatoriedade da matrícula a partir de 4 anos.
– Relação de óbitos de crianças nascidas entre 01 de abril de 2019 a 31 de março de 2021.
– Revisão e monitoramento das matrículas, de modo a garantir o acesso e a permanência das crianças, em escolas mais próximas de suas residências, para evitar evasão.
– Busca em bancos de dados de administração federal ou estadual, tais como o EDUCACENSO, CADIÚNICO, SIMUS, ISE, entre outros.