25.2 C
Cachoeira do Sul
sábado, 17 abril, 2021 - 15:26
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • EDUCAÇÃO
  • Smed prepara magistério para retorno das aulas na rede municipal

Smed prepara magistério para retorno das aulas na rede municipal

Professores recebem treinamento para o início das atividades. Foto: Smec/Prefeitura

 

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), de Cachoeira do Sul, prepara os professores para o retorno das atividades escolares, independente, de serem presenciais, remotas ou híbridas. Não ainda uma definição para o início das aulas, segundo a Smed.

Conforme a professora Solanje Louzada, diretora pedagógica da Secretaria, toda a coordenação pedagógica da pasta está trabalhando para oferecer as mais diversas ferramentas para os professores. “Todos estão sendo preparados com as mais diversas formações, todas de forma on line, para que possam auxiliar o aprendizado dos nossos estudantes”, disse Solanje.

O que a Smed está promovendo para os professores e gestores:

Formação da ASSCON Assessoria e Consultoria: curso de ensino híbrido para professores e gestores, com início da formação nesta sexta-feira (26), às 19h, seguindo até o mês de maio, com duração de 50 horas. A primeira palestra será “Saúde mental e acolhimento socioemocional em tempos de pandemia”. A transmissão será via You Tube. Na formação serão abordados diversos temas, entre eles, a utilização de ferramentas de ensino híbrido. Ao final da formação, será entregue um E-book com uma coletânea de planos de aula

Programa “Vamos aprender”

Ferramenta que oferece cerca de 320 vídeos de conteúdos trabalhados pelos professores. A Smed já separou todo o material conforme a série e está disponibilizando para as escolas o link de cada um deles.

Educação Conectada

A Smed dá continuidade ao projeto, que beneficia cinco escolas de Cachoeira do Sul. São elas: Dinah Néri, Maria Pacicco, Mário Godoy Ilha, Getúlio Vargas e Manoel Carvalho Portella. Todas estão recebendo a plataforma de aprendizado “Aprimora”, para trabalhar Matemática e Língua Portuguesa com os alunos da alfabetização (1º e 2º ano)

 Plataforma Khan Academy

Plataforma gratuita e on line para alunos de 6º e 9º anos para as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências. Ela oferece autocorreção dos exercícios e ainda mostra as habilidades atingidas e quais precisam ser mais trabalhadas. Será disponibilizada para as escolas: Dinah Néri, Maria Pacicco, Mário Godoy Ilha, Getúlio Vargas e Manoel Carvalho Portella.

Educar pra valer

Formação e assessoramento pedagógico aos professores de 1º ao 5º ano. A equipe de formadores já está em preparação para atuar com os educadores. São elas: Graziela Alves e Elenita Kettermann (1º ao 5º ano) e Fabiane Lisbôa (1º ao 3º ano). Agora elas estão na etapa de alinhamento e planejamento e iniciam as formações com os educadores em 15 de abril.

Tutorial

A própria Smed está preparando um tutorial para os professores para auxiliar detalhadamente a acessar as ferramentas digitais. O tutorial terá informações desde o início de um acesso, como por exemplo, criar uma conta no gmail.

 Pesquisa

A Smed está fazendo uma pesquisa para saber a situação das famílias com relação a acesso à internet e equipamentos disponíveis nas residências para os estudantes. Cada escola está buscando as respostas junto a sua comunidade escolar.

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região