A Secretaria Municipal de Educação promoverá, na nesta terça-feira (8), um encontro virtual por meio do Google Meet para orientar e apoiar as escolas na construção de estratégias coletivas referentes ao Mês da Convivência Escolar. O dia 7 de abril marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e o encontro foi pensado como uma forma de fortalecer os gestores, orientadores e demais profissionais da educação interessados para continuarem fomentando os princípios das práticas restaurativas como: a importância da mediação de conflitos, a comunicação não violenta e estratégias de convivência — ressignificando os ambientes escolares e tornando a escola mais segura e acolhedora.
O encontro será mediado pela equipe do Setor de Atendimento ao Estudante, sob a coordenação da professora Raquel Mazuim. “Incentivar a boa convivência escolar para vencer o bullying, o preconceito e as diversas formas de violência e discriminação precisa ser uma estratégia permanente das escolas, e a Secretaria Municipal de Educação é parceira nesta meta” explica Raquel.
Para permitir que o maior número possível de pessoas participem do encontro, a SMEd agendou dois horários: às 9h30min e às 14h30min, com duração de cerca de 45 minutos cada. Cada profissional poderá escolher o melhor horário para participar. Em ambos os horários será apresentado o mesmo conteúdo.
Durante o encontro, será disponibilizado o site com os materiais de apoio produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), que poderão ser utilizados pelas escolas como suporte no planejamento de suas ações. Haverá também sugestões de atividades que poderão ser realizadas pelas escolas.
Práticas restaurativas já são uma realidade na Rede Municipal de Ensino
As práticas restaurativas já são uma realidade na Rede Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul. Conforme a secretária municipal de Educação, Prof.ª Ma. Carla da Luz Zinn, a SMEd obteve a adesão de 100% das escolas ao Programa Municipal de Práticas Restaurativas, que oferece ações às escolas como formação de novos facilitadores, grupo de estudos com facilitadores formados e apoio para a criação das Centrais de Paz nas instituições. “Acreditamos na comunicação empática, no respeito as diferenças e no cultivo da cultura da paz em todas as dimensões educacionais, por isso a SMEd não tem medido esforços para orientar, fomentar e dialogar sobre o assunto”, sintetizou Carla.
Para participar do encontro virtual, basta acessar o link de cada turno.
REUNIÃO DA MANHÃ: https://meet.google.com/qiw-ipou-ict
REUNIÃO DA TARDE: https://meet.google.com/yhm-oijg-cpw