Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

SMEd dá início ao projeto do Contraturno para 400 alunos da rede municipal

Crédito: Eloisa Uliana/Assesoria de Imprensa da SMEd

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul iniciou nesta segunda-feira o projeto Contraturno, que atenderá 400 alunos da rede municipal de ensino em aulas de leitura, escrita e interpretação, matemática e ludicidade.

O projeto surgiu da necessidade de recomposição da aprendizagem após o período da pandemia, quando a falta de estrutura e de materiais de apoio, e até mesmo de acesso à internet, prejudicaram o desenvolvimento dos estudantes.

O Contraturno será coordenado pelo SENAC, que foi contratado pela Prefeitura para o desenvolvimento das oficinas no turno oposto. O SENAC é o responsável pela contratação dos professores que atuarão junto aos alunos. As aulas acontecerão no Colégio Totem, contratado pela Prefeitura para sediar o projeto.

Serão atendidos 400 alunos do 2º ao 9º ano, não alfabetizados ou com processo de leitura não fluente, selecionados pelas equipes gestoras e professores, por meio de avaliação diagnóstica e testes mensais de leitura. Cada estudante participará duas vezes por semana do Projeto – de segunda e quarta ou de terça e quinta – e em uma sexta-feira por mês.

A SMEd disponibilizará transporte e alimentação para os alunos do Contraturno e algumas escolas municipais cederão monitores para acompanhar os alunos.

Durante a abertura, nesta segunda-feira, a secretária municipal de Educação, Angela Schuh, declarou que o Projeto “é um esforço que estamos fazendo e uma oportunidade que estamos oferecendo pois sabemos que a pandemia deixou muitos prejuízos para nossos estudantes”. Ela falou ainda que a SMEd está com expectativas muito boas em relação ao Contraturno.

A abertura oficial do projeto aconteceu no Salão de Atos do Totem, com a presença de parceiros, diretores, professores e alunos.

Sair da versão mobile