Começa nesta sexta-feira (2) o período de matrícula para os candidatos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado foi oficialmente divulgado na quarta-feira (31), após atrasos decorrentes de problemas técnicos.
Os selecionados devem realizar a matrícula ou o registro acadêmico até o dia 7 de fevereiro na instituição em que foram admitidos. O Ministério da Educação (MEC) destaca a responsabilidade do candidato em “observar as condições, os procedimentos e os documentos para a matrícula, bem como estar atento aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme edital próprio.”
O Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofereceu 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O MEC esclarece que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, sendo a matrícula condicionada à comprovação junto à instituição selecionada.
A participação na inscrição deve ser gratuita, com a instituição proporcionando acesso à internet nos dias e horários regulares de funcionamento, sem a cobrança de taxas relacionadas ao processo seletivo.
SISU TEM LISTA DE ESPERA PARA QUEM NÃO FOI SELECIONADO NESTA FASE
Para aqueles que não forem selecionados nesta fase, há a opção de manifestar interesse na lista de espera, destinada às vagas resultantes de desistências dos selecionados na primeira chamada, até o dia 7 de fevereiro. A inclusão na lista de espera é feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.
“A lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, detalha o ministério.
Conforme o cronograma do Sisu 2024, a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está programada para o dia 16 de fevereiro.
O Sisu, gerenciado pelo MEC desde 2010, é um sistema informatizado que centraliza as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, principalmente por instituições federais, como universidades e institutos.