Em 2024, a Sicredi Gerações RS/MG consolidou sua posição como protagonista no desenvolvimento e no fortalecimento das comunidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Com uma série de ações e projetos sociais voltados à recuperação econômica, capacitação profissional, inclusão social e sustentabilidade, a cooperativa demonstrou seu compromisso com o bem-estar de seus associados e das localidades onde que atua. Todas essas iniciativas foram apresentadas nesta quarta-feira (15), pelo presidente da cooperativa Paulo Alex Falcão, durante um evento realizado no Centro de Inovação, Pesquisa e Formação (Cipef), em Barra do Ribeiro (RS).
Pela manhã, os participantes realizaram uma visita à propriedade de 92 hectares onde está localizado o Cipef, conhecendo toda a estrutura implementada pela cooperativa com o propósito de promover a diversificação econômica e a produtividade regional por meio da capacitação técnica e prática dos associados para a implementação de novas culturas. Atualmente, o espaço abriga atividades de apicultura e piscicultura em parceria com o Sebrae e a Emater. “Nosso objetivo é oferecer capacitação aos produtores da região para a diversificação de culturas, o aumento da produtividade, promovendo o desenvolvimento da economia local e o fortalecimento do agronegócio”, destacou Falcão.
PROGRAMAS SOCIAIS
Durante o evento no Cipef, também foram apresentadas as iniciativas da cooperativa nos Programas Sociais e as principais ações focadas no Desenvolvimento Sustentável, Econômico, Social e Ambiental. Nos programas, destaque para as Cooperativas Escolares, com 280 alunos participantes em seis municípios; e o União Faz a Vida, com 2.687 crianças e 200 educadores envolvidos, em 15 escolas de seis municípios. Na área de Educação Financeira, as ações com crianças totalizaram 1.042 participantes, em 10 escolas, e as atividades na comunidade contemplaram 3.628 associados, em 78 eventos. O apoio da cooperativa para a comunidade também foi enaltecido com os recursos distribuídos às entidades por meio do Fundo de Desenvolvimento Social, com 105 projetos contemplados no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com um repasse total de R$ 682 mil.
Em relação ao apoio ao empreendedorismo rural, a Sicredi Gerações se destacou com 82 consultorias realizadas em parceria com o Sebrae, que ajudaram produtores da região a expandir seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado. Falcão ainda abordou, durante o encontro no CIPEF, as medidas adotadas pela cooperativa em 2024 para a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ele detalhou as diversas doações realizadas pela Sicredi Gerações, para apoiar empresas, entidades e famílias na reconstrução em todos os municípios atingidos, incluindo as doações de equipamentos, armários e colchões para as vítimas até o suporte emocional e financeiro aos seus colaboradores e familiares, totalizando um aporte de R$ 1,73 milhão. “Estas iniciativas reforçam o papel da cooperativa no desenvolvimento das regiões onde atua. Estamos muito satisfeitos com os resultados de 2024 e com a contribuição que conseguimos oferecer para a recuperação das nossas comunidades e o crescimento de nossos associados. Cada projeto e ação realizada visa sempre a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da economia local”, afirmou.