Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Sicredi Centro Leste RS fecha 2022 com parcerias reforçadas com a comunidade

Na tribuna popular da Câmara de Vereadores, presidente Paulo Alex Falcão ressaltou as iniciativas comunitárias abraçadas pela Sicredi Centro Leste RS ao longo de 2022 / Foto: Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul/Divulgação

 

O presidente da Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão, ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul nesta quinta-feira (22) para fazer um balanço das parcerias que a instituição fechou com a comunidade cachoeirense ao longo de 2022. Abraçar as causas comunitárias tem sido uma marca da instituição, o que demonstra que a iniciativa privada pode promover grandes transformações com parcerias bem construídas com o poder público.

Um exemplo disso foi a construção do novo pórtico de Cachoeira do Sul na BR-153, no Bairro Fátima. Numa parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, a Sicredi Centro Leste RS ficou responsável pela organização do consórcio de patrocinadores da obra (Celetro, Tischler e Grupo AgroScrew), que contou ainda com o apoio do Lions Clube Cachoeira do Sul e do campus local da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), responsável pelo projeto arquitetônico. “Cachoeira passou a ter uma marca no seu principal acesso”, destacou Falcão.

A Sicredi Centro Leste RS está, pelos próximos 10 anos, responsável pela manutenção do espaço. Aliás, a parceria com o poder público na adoção de espaços comunitários não é de hoje. No mesmo local, a Sicredi há anos adotou o trevo de acesso da BR-153 à Avenida João Neves da Fontoura, com a presença da marca da instituição, que ficou responsável pela manutenção com uma empresa terceirizada contratada e paga pela própria Sicredi.

Outro espaço público que também foi adotado pela Sicredi Centro Leste RS em Cachoeira do Sul foi a rotatória das Cinco Esquinas. O local conta com um relógio/termômetro digital da Sicredi e manutenção constante com ajardinamento e ornamentação com flores variadas. “Cuidar bem de Cachoeira do Sul é cuidar bem de uma trajetória de uma cooperativa que há 40 anos trabalha pela sua comunidade. Hoje, temos 47 mil associados”, sublinhou o presidente da Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão.

COOPERATIVAS ESCOLARES

Outra iniciativa comunitária da Sicredi Centro Leste RS destacada pelo presidente Paulo Alex Falcão é a consultoria prestada pela instituição no projeto das Cooperativas Escolares. Em Cachoeira do Sul, recebem essa consultoria estudantes do Totem, Colégio Sinodal Barão do Rio Branco e Colégio Marista Roque.

As cooperativas escolares são espaços de aprendizagem, onde crianças e jovens se unem, voluntariamente, para fundar uma cooperativa. Desta forma, elas conhecem o modelo de negócios cooperativo, através da vivência dos valores e princípios do cooperativismo.

Dentro de todo o processo, os estudantes desenvolvem habilidades de liderança, comunicação, pensamento lógico, organização, curiosidade, negociação e participação. Para a implantação do programa, a Sicredi Centro Leste RS oferece a assessoria pedagógica especializada na formação cooperativa.

 

Na presidência da Sociedade Rio Branco, Falcão quer integração da entidade com a comunidade

O dirigente cooperativista Paulo Alex Falcão assumiu no dia 1º de novembro a presidência da Sociedade Rio Branco, de Cachoeira do Sul. Desde então, o quadro social da SRB teve um crescimento de aproximadamente 12%, saltando de 1.377 para 1.555 associados.

Apesar de já ser um resultado satisfatório num curto espaço de tempo, a nova gestão da SRB tem propósitos maiores para a entidade, entre eles a integração com a comunidade. Envolver crianças e adolescentes em atividades e projetos esportivos estão entre os planos da atual direção para os próximos dois anos. “A Sociedade Rio Branco é uma sociedade de pessoas. Queremos fazer da entidade um ambiente gerador de oportunidades, em parceria com escolas municipais e estaduais. Vamos trabalhar com dedicação para desenvolver ações coletivas que gerem oportunidades às nossas crianças”, ressaltou o presidente Paulo Alex Falcão.

Em 2022, a Sociedade Rio Branco completou 126 anos de história em Cachoeira do Sul.

Sair da versão mobile