Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Sicredi Centro Leste RS alia cooperação e sustentabilidade

Sicredi Centro Leste RS conta com sistema de miniusina de energia fotovoltaica na sede da Superintendência Regional / Fotos: Divulgação

A força da cooperação é propulsora na construção de um mundo mais humano, sustentável e cooperativo. Desta forma, a Sicredi Centro Leste RS tem a missão de cooperar com a sociedade, de forma especial junto aos municípios de sua área de atuação. Nesta sexta-feira, 5 de junho, data que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a cooperativa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, evidenciada em diversas ações e projetos que retratam a preocupação com a conservação do meio ambiente. “O pilar ambiental faz parte da nossa atuação, focado na preservação do meio ambiente, no uso de energias limpas e renováveis e na melhoria da qualidade de vida. Queremos ser protagonistas de soluções, ações e atitudes sustentáveis para nossos associados e toda comunidade”, destaca o presidente da instituição cooperativa, Paulo Alex Falcão.

Conforme o presidente, a sustentabilidade está ligada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Exemplo prático deste compromisso é a microusina de energia solar com 200 placas, instalada junto a Sede Administrativa, em Cachoeira do Sul. “Com a microusina nós colaboramos com a preservação do meio ambiente e ainda podemos reduzir nosso custo com energia elétrica. Além disso, agregamos mais conforto e segurança aos associados para estacionarem seus veículos enquanto estão em atendimento”, frisa Falcão.

A microusina, que gera o equivalente a 97.291 KWh/ano e uma redução na conta de energia elétrica superior a R$ 10 mil ao mês, foi instalada por uma empresa associada à Cooperativa e, desde a sua ativação, já foram reduzidos os impactos de 23,2 toneladas de gás carbônico lançados na atmosfera e a preservação de 63 mil árvores, uma vez que não há consumo de carvão para ativação das usinas tradicionais (termelétricas). Junto a usina, também está à disposição dos associados, o carregador veicular WEBBOX EO Charging, um eletroposto para o abastecimento de carros elétricos. “Esta é a primeira etapa do projeto, fizemos um mapeamento para a evolução das ações de sustentabilidade para a região de atuação da nossa cooperativa e os próximos passos já estão em desenvolvimento”, finalizou Falcão.

A Cooperativa também disponibiliza aos seus associados uma linha específica de financiamento para energia solar, apoiando os interessados em investir na geração da sua própria energia.

Sair da versão mobile