22.4 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 30 outubro, 2020 - 16:25
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Sicredi Centro Leste RS alia cooperação e sustentabilidade

Sicredi Centro Leste RS alia cooperação e sustentabilidade

Sicredi Centro Leste RS conta com sistema de miniusina de energia fotovoltaica na sede da Superintendência Regional / Fotos: Divulgação

A força da cooperação é propulsora na construção de um mundo mais humano, sustentável e cooperativo. Desta forma, a Sicredi Centro Leste RS tem a missão de cooperar com a sociedade, de forma especial junto aos municípios de sua área de atuação. Nesta sexta-feira, 5 de junho, data que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a cooperativa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade, evidenciada em diversas ações e projetos que retratam a preocupação com a conservação do meio ambiente. “O pilar ambiental faz parte da nossa atuação, focado na preservação do meio ambiente, no uso de energias limpas e renováveis e na melhoria da qualidade de vida. Queremos ser protagonistas de soluções, ações e atitudes sustentáveis para nossos associados e toda comunidade”, destaca o presidente da instituição cooperativa, Paulo Alex Falcão.

Conforme o presidente, a sustentabilidade está ligada ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Exemplo prático deste compromisso é a microusina de energia solar com 200 placas, instalada junto a Sede Administrativa, em Cachoeira do Sul. “Com a microusina nós colaboramos com a preservação do meio ambiente e ainda podemos reduzir nosso custo com energia elétrica. Além disso, agregamos mais conforto e segurança aos associados para estacionarem seus veículos enquanto estão em atendimento”, frisa Falcão.

A microusina, que gera o equivalente a 97.291 KWh/ano e uma redução na conta de energia elétrica superior a R$ 10 mil ao mês, foi instalada por uma empresa associada à Cooperativa e, desde a sua ativação, já foram reduzidos os impactos de 23,2 toneladas de gás carbônico lançados na atmosfera e a preservação de 63 mil árvores, uma vez que não há consumo de carvão para ativação das usinas tradicionais (termelétricas). Junto a usina, também está à disposição dos associados, o carregador veicular WEBBOX EO Charging, um eletroposto para o abastecimento de carros elétricos. “Esta é a primeira etapa do projeto, fizemos um mapeamento para a evolução das ações de sustentabilidade para a região de atuação da nossa cooperativa e os próximos passos já estão em desenvolvimento”, finalizou Falcão.

A Cooperativa também disponibiliza aos seus associados uma linha específica de financiamento para energia solar, apoiando os interessados em investir na geração da sua própria energia.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região