Participar ativamente do progresso das comunidades em que está inserido, com o propósito de garantir um futuro mais positivo e inclusivo para todos. Esse é o objetivo do Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi Centro Leste RS, que em 2023, vai destinar R$ 1.376.079,61 para projetos sociais da região. Até o dia 15 de setembro, entidades beneficentes poderão inscrever iniciativas nas áreas de educação, esporte, segurança, ações emergenciais, diversificação das cadeias produtivas, inovação e tecnologia, inclusão social, meio ambiente, saúde, cultura, destinadas ao desenvolvimento das comunidades.
O diretor de Operações da Sicredi Centro Leste, Rodrigo Favareto, explica que para as entidades concorrerem aos recursos do Fundo Social é preciso estar adimplente com as obrigações junto à Cooperativa e não pertencer e/ou fomentar ações de caráter político partidário. “Além disso, é necessário ressaltar que os projetos devem ser implementados na área da cooperativa e devem apresentar estudo de viabilidade, aplicabilidade e impacto”, destaca.
Os interessados em participar podem conferir o regulamento completo e fazer a inscrição pelo link https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial/regulamento/resultado/3701. No primeiro semestre deste ano, foram inscritos 134 projetos, dos quais 68 foram aprovados e receberam um investimento de R$ 384 mil.
O presidente da cooperativa, Paulo Alex Falcão, destaca a importância do Fundo Social para a transformação da comunidade. “Acreditamos que as ações locais proporcionam oportunidades que impactam toda a dinâmica da vida em comunidade, principalmente, para a construção de bases sólidas de um futuro inclusivo e próspero”, comenta.
A aprovação final dos projetos beneficiados se dará pelo Comitê de Aprovação da Cooperativa, composto pelos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva. Os responsáveis irão avaliar as iniciativas, podendo até fazer visitas “in loco” para certificar que a iniciativa está dentro dos objetivos.