Comissão de frente das escolas recebeu atenção especial. Fotos: OC Digital
Foi um show de alegria, descontração e muito colorido. Assim foi o Carnaval de Rua de Cachoeira do Sul, realizado na noite deste sábado (23) pela Rua Júlio de Castilhos. As três escolas: Aldeanos, Inovação e Unidos da Vila mostraram organização, inovaram nos temas e mexeram com o público que tomou conta das calçadas da passarela desde a Rua Duque de Caxias até o local da dispersão, a Rua Juvêncio Soares.
A abertura foi uma ida ao carnaval de outrora com a presença da Banda Veterana, formada por carnavalescos de todas as gerações, acompanhada da corte 2019, comandada pelo Rei Momo, Mauro Machado.
A Inovação abriu o desfile e levou para a passarela 240 componentes com o tema Sítio da Imaginação, lembrando os personagens e a história do Sítio do Picapau Amarelo. A escola, que representa a zona norte da cidade, ousou pela criatividade.
A Aldeanos do Samba, a segunda escola a se apresentar, mostrou força com seus 400 figurantes e abordou Parintins – A Amazônia é do Brasil – A Festa dos Bois. A bateria Trovão Azul levantou o público.
A última escola a desfilar foi a Unidos da Vila, representante do Bairro Barcelos, com seus 300 integrantes contou a história do perfume. A verde rosa também ousou em sua apresentação e busca neste Carnaval o seu 12º título. A escola se mostrou compacta e contagiou o público.
O RESULTADO
A partir das 17h, na sede da UAB, inicia a apuração das planilhas dos dez jurados, que avaliaram dez quesitos das escolas. No local, só poderão ter acesso as direções das agremiações.
ESTRUTURA
O Carnaval de Rua antecipado foi realizado pela Prefeitura, mas a sonorização esteve a cargo das escolas. Cada uma recebeu uma verba de R$ 25 mil, mas os investimentos ultrapassaram este valor. Coube à Prefeitura montar a estrutura como iluminação, coordenação, praça de alimentação e proporcionar segurança, com o apoio da Brigada Militar.
Ao longo da Rua Júlio de Castilhos foram colocadas 1.000m de grades de contenção e na Praça Borges de Medeiros, local dos palanques, foram instalados 15 banheiros masculinos, 15 femininos e 1 PNE. Ao todo, foram utilizados 62 refletores, além de 10 lixeiras itinerantes, 12 seguranças, 14 agentes de trânsito e 60 servidores.
NOS BASTIDORES
A Praça Borges de Medeiros virou um palco com a presença das famílias e um grande número de vendedores ambulantes. Além das barracas, credenciadas pela Prefeitura, havia no interior da praça a venda de churrasquinho, pipoca e bebidas.
O PÚBLICO
O público fez a sua parte. As famílias foram uma atração, porque aplaudiram as escolas e, durante a concentração ao logo da Rua Júlio de Castilhos, conforme a Brigada Militar não foi registrada nenhuma ocorrência.