Os serviços de streaming ganham cada vez mais relevância, influenciando significativamente o modo de consumo de mídias. Fato que foi ainda mais catalisado durante a pandemia.
Prova disso é que, segundo o ePipoca, especialista em filmes e séries, a Netflix, que é líder de mercado, recentemente alcançou a marca de 200 milhões de consumidores. Ainda de acordo com o ePipoca, durante a pandemia, a plataforma registrou 27,3% de aumento nas assinaturas em todo o mundo.
Uma das características que favorecem os serviços de streaming é a variedade e a qualidade do conteúdo que oferecem. Além de entretenimento, assistir a filmes, séries e documentários tem sido uma maneira diferente e prazerosa de aprender.
De acordo com o Stoodi, esse tipo de conteúdo pode contribuir de forma relevante para obter referências, praticar idiomas, conhecer novos assuntos e aumentar o conhecimento. Para incentivar, listamos as séries mais indicadas para quem vai prestar vestibular em 2021. Confira!
1. A Era dos Dados – Ciência
Latif Nasser, um jornalista científico, investiga conexões entre os seres humanos e o universo. Em seis episódios ele aborda desde tecnologias de monitoramento, padrões numéricos na arte, na natureza e na ciência, a relação entre as nuvens do céu e a nuvem de armazenamento virtual entre muitos outros.
A série é uma boa opção para entender melhor a ciência oculta ao nosso redor e descobrir algumas verdades veladas do mundo.
2. Stranger Things – Inglês
Por ser estrelado, em sua maioria, por crianças, a série é uma ótima opção para desenferrujar o inglês. Algumas expressões e gírias podem ser um pouco mais complicadas de entender ao assistir aos capítulos no idioma original e sem legendas.
Mas, no geral, as crianças falam muito mais devagar e de maneira mais clara que os adultos, tornando a série de ficção científica fácil de seguir. De quebra, ainda dá para relembrar alguns conceitos de física e matemática discutidos pelos personagens ao acessarem um universo paralelo.
3. Nosso Planeta – Biologia e ecologia
Imagens fascinantes da natureza e a narração cheia de informações interessantes feita por David Attenborough são a tônica desta série. Os episódios, que levaram cinco anos para serem gravados, trazem uma viagem ao redor do mundo explorando ambientes variados, de oceanos a desertos e de selvas a calotas de gelo.
O documentário ainda tem como ponto importante a discussão sobre o impacto das mudanças climáticas sobre todas as criaturas vivas. A série tem uma segunda temporada, que todavia não está disponível no Brasil.
4. Narcos – Geopolítica
Ao abordar o cotidiano do narcotráfico, a série ficcional aborda a trama e os players desse mercado que impacta severamente a vida de milhares de pessoas na vida real. Retratando a vida de Pablo Escobar, os episódios trazem um panorama sobre o contexto colombiano na década de 1970, a história real sobre os cartéis no país e o tráfico de drogas no mundo.
5. Black Mirror – Sociedade e cultura
Com cada episódio contando uma nova história, Black Mirror mostra a relação da sociedade com a tecnologia, além da cultura do imediatismo, do consumo e outros aspectos relacionados à atualidade e a um futuro próximo. A série proporciona uma reflexão e referências sobre temas contemporâneos como a dependência dos smartphones, a superexposição da vida particular na Internet, além de relacionamentos virtuais.
6. Explicando – Multidisciplinar
A série explora os mais variados temas em ascensão no mundo. Além das duas temporadas com episódios curtos sobre assuntos diversos, dinheiro, sexo, a mente, o coronavírus e o poder do voto ganharam minisséries específicas.
Com muitas informações de qualidade e credibilidade, “Explicando” é uma fonte interessante de referências científicas e comportamentais sobre atualidades.
7. O Alienista – História, medicina e psicologia
A série de ficção com duas temporadas é ambientado nos anos finais do século 19, em Nova York, baseada no bestseller de Caleb Carr. Através da resolução de mistérios pelos personagens Laszlo Kreizler, Sara Howard e John Moore, o espectador conhece os primórdios do estudo da mente e da ciência forense, além de acompanhar temas como o feminismo, elitismo e preconceito.
8. Guerras do Brasil.doc – História
A produção documental brasileira conta detalhes dos séculos de conflitos armados que deram origem à formação do Brasil. A partir da visão de especialistas, os cinco episódios abrangem desde as guerras de conquista entre indígenas e europeus, até um retrato do atual crime organizado.
9. Na rota do Dinheiro Sujo – Economia e Sociedade
Trapaças, corrupção e inimagináveis sistemas ilegais ao redor do mundo são expostos e desmascarados por esse documentário sobre descobertas de investigações históricas. Ao acompanhar os episódios, o espectador recebe informações sobre o sistema econômico e entende as inúmeras questões políticas e de reputação por trás desde desvio de recursos até e fraudes ao consumidor e o impacto destes atos na sociedade.
10. The Crown – História
O drama biográfico reproduz episódios marcantes da vida de Elizabeth II que, depois da morte do pai, dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês. A jornada da rainha da Inglaterra até os dias atuais traz um panorama aprofundado sobre os eventos, rivalidades políticas e intrigas pessoais que moldaram, influenciaram e impactaram diversos aspectos que formam a Inglaterra atual e fazem parte da realidade sempre badalada da família real.