Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

SÉRIE ESPECIAL – PARTE 1 – Desafios desenhados para a Câmara em 2023

O Portal OCorreio inicia nesta terça-feira, uma série de reportagens sobre o início das atividades da Câmara de Vereadores em 2023 e o trabalho das comissões do Poder Legislativo. O objetivo é mostrar para comunidade cachoeirense a relevância da atuação dos parlamentares e seu impacto no cenário municipal, além de servir de ferramenta para a população conhecer as iniciativas já adotadas no primeiro terço do ano.


Realizada em dezembro passado, a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para 2023 marcou o fim de uma jornada e a projeção para a caminhada seguinte. Encabeçada por Magaiver Dias como presidente, a chapa única ainda contou com Luis Paixão – 1º vice-presidente, Nelson de Azevedo Júnior – 2º vice-presidente, Alex Gonçalves – 1ª secretário e Marcelo Martins – 2º secretário.

Liderando a única chapa inscrita, Magaiver (PSDB) foi eleito presidente do Legislativo Municipal em votação realizada na última sessão plenária da Casa em 2022.

Também foram definidas as Comissões Permanentes e a Comissão Representativa:

Comissão De Justiça e Redação

Augusto Cesar, Kader Saleh, Barão Garcia, Adriana Palladino e Telda Assis. Suplente: Luis Paixão.

Comissão de Finanças e Orçamento

Antônio da Saúde, Dudu Moyses e Felipe Faller. Suplente: Adriana Palladino

Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agricultura, Pecuária, Interior e Meio Ambiente

Marcelo da Empresa, Daniela Santos e Alex da Farmácia. Suplente: Nelson Azevedo

Comunicação de Educação, Cultura, Desporto, Ação Social, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas

Luis Paixão, Jeremias Madeira e Nelson Azevedo. Suplente: Telda Assis

Comissão Representativa

Magaiver Dias (presidente), Luis Paixão (1º vice-presidente), Nelson Azevedo (2º vice-presidente), Alex Gonçalves (1º secretário), Marcelo da Empresa (2º secretário), Jeremias Madeira (suplente)

Aquecimento

Antes mesmo de comandar a primeira sessão ordinária na função de presidente eleito da Câmara, Magaiver encarou um período que mostrou o peso da responsabilidade em assumir a posição. A fase preparativa iniciou com a visita de representantes dos três sindicatos de servidores municipais de Cachoeira do Sul. Estiveram presentes no encontro a presidente do Sindicato dos Professores Municipais do (Siprom), Josie Rosa, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cachoeira do Sul (Simcasul), Paulo Davenir Barbosa, e o diretor, Santo Tavares, e, ainda, o presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo de Cachoeira do Sul (Sinserlegis), Charles Massirer.

Uma das pautas foi o pedido da construção do anexo da Câmara para proporcionar melhor ambiente de trabalho aos servidores.

Medicina

Em outra demanda, o presidente do Legislativo Municipal representou a Câmara na comitiva formada ainda pela vice-prefeita Angela Schuh, procurador jurídico Robinson Zahn, diretora do Campus Ulbra/Cachoeira Adriana Porto, superintendente do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) Luciano Morschel, secretário municipal de Saúde Marcelo Figueiró, membro da provedoria do HCB Paulo de Ré e o assessor de comunicação do Campus Ulbra Cachoeira do Sul Celso Rafael. O grupo seguiu até a Aelbra/Ulbra /Canoas para uma reunião com a reitoria e o presidente Carlos Augusto Melke Filho, em busca do curso de Medicina.

“Cachoeira foi avaliada e no critério de número de leitos SUS para cada vaga no curso de Medicina, Cachoeira teria um déficit de vagas, este foi o motivo pelo qual Cachoeira não figurou no mapa dos campus da Ulbra aptos a receber um curso de Medicina já autorizado pela mantenedora”, declarou Carlos Melke.

Ponte do Fandango

Servindo de exemplo sobre a fundamental importância da participação da Câmara de Vereadores para a transformação com reflexos na vida dos cachoeirenses, a mobilização e torno das melhorias na Ponte do Fandango encontrou parceria decisiva no Legislativo Municipal. Magaiver marcou a parceria em encontro com o coordenador municipal da Associação Brasileira dos Usuários de Ruas, Estradas e Rodovias (ABUR), Alessandro Ferrony.

Na ocasião, discutiram sobre a duplicação da BR-290 e ações relacionadas às melhorias na estrutura da ponte. “Certamente iremos participar dessa importante discussão para Cachoeira e Região”, garantiu Magaiver no dia.


A luta pela defesa dos interesses do Município prosseguiram na sequência, inclusive na primeira reunião ordinária do ano, abrindo as atividades legislativas em 2023. As comissões também definiram as funções de cada vereador dentro das comissões da Câmara. Saiba mais na segunda reportagem da série especial, veiculada nesta quarta-feira no Portal OCorreio.

Sair da versão mobile