20.2 C
Cachoeira do Sul
quinta-feira, 13 maio, 2021 - 19:01
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Senac destaca importância da boa comunicação para entrevistas de emprego

Especialista Karina Savegnago destaca o requisito da habilidade para obter sucesso em processos seletivos / Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, apenas 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são capazes de se expressar de forma plena. É por meio de uma boa comunicação, pronúncia adequada das palavras e de uma oralidade assertiva, que o candidato a uma vaga de emprego consegue demonstrar suas habilidades e conhecimentos. Aqueles que não sabem ou não conseguem se comunicar acabam perdendo credibilidade em um mundo competitivo.

De acordo com a docente dos cursos de Dicção, Desinibição e Oratória do Senac Cachoeira do Sul Karia Savegnago, ter uma boa comunicação auxilia o candidato a se desenvolver socialmente com as pessoas, criar relações e estabelecer credibilidade no que ele mesmo propõe. “No caso de uma entrevista de emprego, ajuda a ser notado pelo entrevistador. O candidato que possui uma boa dicção, que consegue passar seu recado e ‘vender seu peixe’ sempre apresenta mais chances de ser escolhido”, afirma.

A docente destaca que uma boa comunicação inclui ouvir atentamente, escrever bem, saber se portar em diferentes situações, entender o que está sendo dito e ter a capacidade e a facilidade de realizar trabalhos em equipe. Para uma entrevista de emprego, Karina preparou algumas dicas de treinamento no pré-processo seletivo. Confira:

  • Pratique a naturalidade: os movimentos ou a posição da mão afetam a naturalidade na hora de se expressar. Treine a autenticidade.
  • Identifique os ruídos: para perceber os próprios problemas na comunicação, preste atenção nos outros quando falam. Principalmente nos que você considera que falem bem ou mal.
  • Ler em voz alta: pratique a leitura oral diariamente. Isso pode ser feito com trechos de livros, de jornais, revistas – o importante é lê-los em voz alta.
  • Estruturar em tópicos o que vai ser falado: em vez de decorar, estruture sua fala em tópicos.

Outra forma para melhorar aspectos da fala é por meio do curso de Dicção, Desinibição e Oratória do Senac Cachoeira do Sul. A formação, com carga horária de 30 horas, busca aprimorar o desenvolvimento pessoal, aperfeiçoar o uso da comunicação como a principal ferramenta de trabalho, qualificando não só a prestação de serviços, mas também as relações sociais básicas. O aluno aprende desde a utilização correta da impostação de voz até a aplicar técnicas de expressão facial adequadas aos diferentes contextos.

“É um curso prático, durante o qual são exercitadas as técnicas de oratória aprendidas ao longo do treinamento, realizando apresentações, expressões de ideias com clareza, entusiasmo e energia. Trabalha-se com metodologias ativas. O aluno torna-se protagonista do seu próprio aprendizado”, recomenda a docente. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/cachoeiradosul ou via WhatsApp (51) 99301-8144.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região