Curso Técnico em Segurança do Trabalho EAD pode ser feito a distância e com flexibilidade de horários / Foto: Senac RS/Divulgação
O Senac Cachoeira do Sul está com inscrições abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade EAD. Com carga horária de 1.200 horas distribuídas em 19 meses, o curso tem previsão de término em setembro de 2023.
O profissional tem um papel bastante relevante dentro das organizações. É responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.
Além disso, o Técnico em Segurança do Trabalho adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho, para que, assim, sejam eliminados os possíveis riscos que possam prejudicar o trabalhador.
Uma vez formado, é possível atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo ou, ainda, como empregador, podendo integrar equipes multiprofissionais e interagir com os demais profissionais da empresa.
FLEXIBILIDADE
Com uma forma de ensino flexível e de fácil entendimento que só os cursos na modalidade EAD proporciona, o Técnico em Segurança do Trabalho do Senac Cachoeira do Sul se adapta aos horários e à rotina do estudante. As atividades e os conteúdos do curso serão disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), de acordo com o cronograma de estudos dos módulos.
Alinhado à legislação de educação a distância, o aluno não precisa se deslocar ao polo para assistir às aulas. Os encontros presenciais poderão ocorrer no formato de videoaulas, dando a liberdade para o aluno definir quando e onde assisti-las.
O Senac oferece o apoio de tutores especialistas durante todo o curso, os quais acompanharão e corrigirão as atividades e fornecerão o suporte necessário por diversos canais de comunicação, como em mensagens no Fale com o Tutor, fóruns e momentos de interações on-line (chat). Estes últimos ocorrerão semanalmente para esclarecer dúvidas.
CERTIFICAÇÃO
Quanto aos diplomas dos alunos de EAD, a lei garante a mesma aceitação que a dos diplomas presenciais, sem distinção. Os certificados têm validade em todo o território nacional.
Aos estudantes que concluírem com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular do curso Técnico em Segurança do Trabalho e comprovarem a conclusão do ensino médio, é conferido o diploma de Técnico em Segurança do Trabalho – Nível Médio – Eixo Tecnológico Segurança.
Para mais informações sobre o curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac Cachoeira do Sul, basta se dirigir até a escola, que fica na Rua Júlio de Castilhos, 835, ao lado do Posto Dal Ri. O telefone é (51) 3722-3187. Contatos também podem ser feitos pelo WhatsApp ao CLICAR AQUI.
ASSISTA A UM VÍDEO DO SENAC RS SOBRE O CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO:
SAIBA MAIS:
O mercado de trabalho do Técnico em Segurança do Trabalho
Área de atuação
O técnico em segurança do trabalho pode atuar em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, de contrato efetivo, ou, ainda, atuar como empregador, podendo integrar equipes multiprofissionais e interagir com os demais profissionais da empresa.
Perfil profissional
O técnico em segurança do trabalho é o responsável por analisar e avaliar o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais; por adotar medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho; e por desenvolver as atividades com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a integridade física, mental e psicossocial do trabalhador.
Funções
O técnico em segurança do trabalho tem a função de zelar pela correta aplicação das normas de segurança, e, para isso, ele analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais e sugere medidas de controle de riscos ocupacionais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais.