Senac Cachoeira está com inscrições abertas para cursos de Tecnologia da Informação (TI)

Por 29 de junho de 2022

Mercado de Tecnologia da Informação carece de profissionais e está em constante expansão / Foto: Senac/Divulgação

 

O Senac Cachoeira do Sul está com inscrições abertas para dois cursos da área de Tecnologia da Informação (TI): Lógica de Programação e Programação Java Desktop. Trata-se de dois cursos que formam a chamada Trilha 3 do Programa Senac RS TI (Desenvolvimento e Desktop JAVA/168h) e que chegam para suprir lacunas do setor, uma vez que existe uma carência de profissionais da área de TI em todo o Brasil.

É o que aponta um estudo publicado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) em dezembro de 2021. O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos até 2025, porém, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. Atento a essa realidade, o Senac RS lançou logo no começo desse ano o Programa Senac RS TI, com oferta de 9 mil vagas em cursos da área entre 2022 e 2023.

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Com 60 horas-aula, o curso de Lógica de Programação é considerado a porta de entrada para o universo da tecnologia. Ele é fundamental para compreender e, posteriormente, desenvolver programas, sites, aplicativos, entre outros, utilizando a linguagem de programação. Lógica de Programação é uma formação para que o aluno possa aprender desde o princípio e imergir nesse universo do desenvolvimento.

“O curso de Lógica de Programação é importante porque fornece as ferramentas necessárias para executar o processo mais básico no desenvolvimento de alguma aplicação: a criação de seu algoritmo, que é formado por uma sequência de passos lógicos finitos, necessários para executar uma tarefa. Melhor dizendo, é como se fosse um passo a passo para resolver um problema, com instruções simples e exatas onde dados processados se convertem em informação”, explica o docente do curso do Senac Tech, Gilmar Aires.

PROGRAMAÇÃO JAVA DESKTOP

Com carga horária de 108 horas, o curso de Programação Java Desktop tem por objetivo desenvolver competências na área de desenvolvimento de programas desktop utilizando a linguagem de programação em Java. É destinado a pessoas que desejam desenvolver programas em desktop com o uso desse tipo de linguagem.

Os pré-requisitos para ingresso são ter pelo menos 15 anos, estar cursando o Ensino Médio e ter conhecimento básico em editores de texto, planilhas eletrônicas e Lógica de Programação.

Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3722-3187, presencialmente, na Rua Júlio de Castilhos, 835, e mais informações podem ser obtidas também pelo WhatsApp https://bit.ly/2Rp7ila .