Senac Cachoeira do Sul terá representante em competição estadual

Por 29 de junho de 2022

Aluno Carlos Henrique com o docente Lucas: conhecimentos adquiridos no curso mudaram para sempre a vida do jovem formado pelo Senac Cachoeira / Foto: Senac/Divulgação

 

Entre os dias 15 e 19 de agosto, o Senac-RS promove a etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional em sete ocupações profissionais. Pela primeira vez, o Senac Cachoeira do Sul terá um representante na disputa: o aluno Carlos Henrique Teixeira, de 18 anos, formado no curso de Cortes Masculinos e Design de Barba e que irá participar da disputa na categoria “Cabeleireiro”.

No dia 18 de novembro do ano passado, Carlos iniciou a formação na escola e, de uma maneira surpreendente para ele, o curso mudou para sempre sua vida. “O curso deu uma virada na minha rotina. Depois de formado, tento sempre colocar em prática tudo o que aprendi”, destaca o barbeiro profissional que sonha em ter um estabelecimento próprio e dar uma casa para a mãe.

O ex-aluno conta que a oportunidade para participar da seleção surgiu quando o seu professor do curso, Lucas Plate, viu algo que ele mesmo não sabia que tinha. “Para mim foi tudo diferente. Quando o professor me convidou, imaginei que fosse alguma coisa, mas era muito mais sério, com uma responsabilidade maior, e estou tentando lidar com isso”, comenta. “O Carlos é um rapaz humilde, dedicado, sério e com um grande potencial. Esta será a primeira participação da escola na competição, nesta modalidade, e ele será o representante da nossa cidade, pois foi um aluno que se destacou muito. Tenho muita fé na capacidade dele”, ressalta.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional

Realizadas a cada dois anos, as Competições Senac de Educação Profissional estão divididas em três fases: etapa escolar, etapa regional e etapa nacional.  Se Carlos vencer a regional, Carlos disputa a fase nacional e, caso vença, disputa a WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo – em Lyon, na França, em 2024.

A etapa regional realizada em agosto irá reunir alunos do Senac de todo o Estado em 7 ocupações, sendo elas: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (área da Saúde), Estética e Bem-estar, Serviços de Restaurante (Garçom), Florista e Recepção de Hotel.