Senac Cachoeira do Sul oferece curso a monitores de alunos com autismo

Por
Senac Cachoeira do Sul oferece curso a monitores de alunos com autismo
CACHOEIRA DO SUL
21 de julho de 2023 - Senac Cachoeira do Sul: curso visa qualificar monitores que trabalham com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) / Foto: Senac/Divulgação

O Senac Cachoeira do Sul está com inscrições abertas para o curso de Formação de Monitores de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As aulas iniciam no dia 24 de julho e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22 h.

No entendimento do Senac Cachoeira do Sul, a educação deve ser acessível para todas as pessoas, pois o desenvolvimento humano está pautado em atividade que desafia educadores nas mais variadas áreas. Cada pessoa possui formas de aprender, e estar adaptado a aplicar técnicas de aprendizagem conforme as necessidades pessoais do aluno será o diferencial para os educadores. Contudo, o TEA muitas vezes dificulta o desenvolvimento cognitivo e traz desafios em interação e comunicação ao aluno. Dessa forma, surge a importância de profissionais qualificados para promover o conhecimento nesse contexto.

CURSO TEM CARGA DE 80 HORAS NO SENAC CACHOEIRA DO SUL

O curso no Senac Cachoeira do Sul, com carga horária de 80 horas, objetiva formar profissionais para desempenhar em ambiente escolar a função de monitoramento de alunos que possuem o transtorno, trazendo entendimento nas situações que ocorre com o aluno e suporte necessário para os seus familiares. “Pensamos no curso de uma forma que tem a pretensão de abranger todos os conteúdos e estudos de relevância no que se trata do tema autismo. Será ministrado por profissionais de diferentes áreas como psicologia comportamental, terapia ABA, psicopedagoga, fonoaudiologia e psicomotricidade”, comenta a pedagoga da escola, Luana Machado Cruz.

O diferencial da metodologia da formação, de acordo com a pedagoga, é que vai muito além do prometido, pois prepara, tanto no ambiente escolar quanto na prática de outras atividades, para atender à crescente demanda de crianças e adolescentes com o diagnóstico de TEA. Além desse diferencial, o curso pode ser feito presencialmente ou à distância, não havendo prejuízos na qualidade do conteúdo. “Todo profissional que deseja trabalhar com o público TEA ou que seja familiar de uma pessoa com autismo e queira saber como ajudar na evolução deveria realizar este curso, pois conseguimos mesclar a teoria e a prática no atendimento de pessoas com autismo”, recomenda.

Para se inscrever, os interessados podem acessar o site do Senac Cachoeira do Sul ou comparecerem presencialmente até a escola, que fica localizada na Rua Júlio de Castilhos, 835, ao lado do Posto Dal Ri. Mais informações pelo telefone (51) 3722-3793 ou pelo WhatsApp (51) 993017590.