Começaram nesta segunda-feira (19) as semifinais do maior campeonato de soletração do Rio Grande do Sul, o Spelling Bee 2024. Após a etapa escolar que define os representantes de cada unidade, de 19 a 22 de agosto, o Senac-RS promove a fase em que 42 competidores (18 na categoria Kids e 26 na categoria Teens and Adults), vindos de 30 escolas, competem entre si visando a final que será realizada no dia 4 de outubro, no Senac Rio Grande. Muito popular nos Estados Unidos, a disputa basicamente consiste em ouvir e soletrar as palavras em Inglês.
O objetivo é incentivar o estudante a aprender não apenas o significado das palavras e seus usos, mas também a soletrá-las de forma correta. O Senac-RS realiza o campeonato há oito anos com o propósito de estimular o aprendizado de uma forma lúdica e divertida.
As semifinais estaduais ocorrem no formato híbrido: os alunos participam em suas escolas, porém todos conectados em um evento on-line, transmitido por meio do YouTube do Senac-RS. A final contará com a participação dos vencedores das semifinais estaduais, nas categorias Kids (crianças de até 13 anos) e Teens and Adults (a partir de 14 anos). O evento está marcado para o dia 4 de outubro, às 13h30, no Senac Rio Grande.
Todas as 30 escolas participam das semifinais, divididas nos seguintes grupos, sempre começando às 17h:
Semifinal 1 (19/08/24): Ijuí, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Montenegro, Uruguaiana, Taquara, São Leopoldo.
Semifinal 2 (20/08/24): Alegrete, Itaqui, Farroupilha, São Sebastião do Caí, São Sepé, Santa Rosa, UniSenac Campus Pelotas, Cachoeira do Sul.
Semifinal 3 (21/08/24): Lindóia, São Borja, Caxias do Sul, Camaquã, Bagé, Carazinho, Senac Tech e Rio Grande.
Semifinal 4 (22/08/24): Erechim, Tramandaí, Viamão, Gravataí, Lajeado, Distrito Criativo e São Luiz Gonzaga.
De acordo com a diretora regional do Senac-RS, Sandra Lindorfer, o Spelling Bee é uma oportunidade de aprendizado, de integração e de expandir habilidades dos alunos. “O estudante consegue ter novas perspectivas para o seu futuro, utilizando o Inglês como principal aliado em sua promissora trajetória pessoal e profissional. A competição é também uma forma lúdica e divertida de aprender e desenvolver competências como memorização, autoconfiança, comunicação e habilidade de lidar com a pressão”, ressalta.