Senac aponta tendências do mercado fotográfico no pós-pandemia

Por 18 de outubro de 2021

Fotografia: docente Daniel Garcia, da unidade Senac Cachoeira do Sul, aposta na retomada do setor atrelada às novas tecnologias / Foto: Senac/Divulgação

 

O setor fotográfico foi um dos setores que mais sofreram durante a pandemia. Devido ao distanciamento social e a impossibilidade da realização de eventos e atividades turísticas, que geram a maior parte da renda da maioria dos fotógrafos, a área ficou impedida de trabalhar com aquilo que sempre foi sua função: criação de vínculo e conexões entre as pessoas, aproximação e informação.

De acordo com o coordenador do curso Técnico em Informática e docente de fotografia do Senac Cachoeira do Sul, Daniel Garcia, a fotografia é um ramo que sempre sofreu com muitas transformações durante os anos e, novamente, o profissional não só precisará aproveitar a retomada lenta que vem acontecendo, mas se reinventar para a nova realidade mundial. “Com certeza essa retomada será atrelada à tecnologia, como aconteceu na grande maioria das profissões”, afirma.

Como nos momentos de crise sempre surgem grandes ideias, com a fotografia não será diferente. As tendências, segundo o docente, serão através de um foco mais tecnológico e adaptado à nova realidade, focando neste momento em áreas que não exijam grande número de pessoas: “Fotos de produtos, fotografias em estúdio, de recém-nascidos e até mesmo de novos produtos digitais como no comércio online”.

Entretanto, de acordo com Daniel, para estar preparado para esse processo, todo fotógrafo deverá se adaptar às ferramentas de tecnologia do momento, o que torna de suma importância o estudo e aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos como, por exemplo, o Photoshop. “Utilizando estas ferramentas, com certeza estará adaptado para retornar ainda mais forte ao mercado, eternizar momentos e mudar a vida das pessoas”, ressalta.

Com duração de 60 horas, o Senac Cachoeira do Sul oferece o curso de Fotografia Digital com Photoshop, que habilita o profissional a ter orientações e considerações importantes para tirar as melhores fotos, sempre aproveitando ao máximo os recursos oferecidos pela sua câmera e ainda trabalhando com os efeitos e ferramentas de manipulação de imagens do Photoshop. Entre as competências que compõem a formação estão capturar, montar, editar, manipular imagens digitais no Photoshop, e preparar os arquivos para impressão ou internet. As aulas iniciam no dia 13 de novembro e serão realizadas aos sábados, das 9h às 12h.

Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.senacrs.com.br/cachoeira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3722-3187 ou pelo WhatsApp (51) 99301-7590. A escola fica localizada na Rua Júlio de Castilhos, 835, no Centro, ao lado do Posto Dal Ri.