A movimentação de máquinas, caminhões e homens trabalhando está grande na área central de Cachoeira do Sul desde o início do mês de abril. Além da obra de recapeamento asfáltico da David Barcelos, nesta segunda-feira iniciou a obra para construção da Rua Coberta, na Rua Ernesto Alves, ao lado da Praça Honorato de Souza Santos entre 7 de Setembro e Júlio de Castilhos.
Ainda na semana passada foram retiradas as árvores que entrariam em conflito com a obra e na segunda a equipe da empresa Michels Incorporações (DM), de Cachoeira do Sul, vencedora da concorrência pública, começou a colocação do tapume no entorno da obra. Em paralelo, a Secretaria de Obras também está atuando local fazendo uma modificação na canalização da rua. Nesta quarta-feira acontecerá uma etapa importante da obra que é a análise do solo através da perfuração feita por uma máquina específica para este trabalho. Esta análise proporcionará informações do solo para o adequado dimensionamento das fundações.
A construção da Rua Coberta terá um investimento de R$ 633 mil, valor custeado através de emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Hann. Quem passa pelo local elogia a iniciativa. Muitos fazem uma alusão a Rua Coberta de Gramado, um dos locais de referência aos turistas que visitam a Serra Gaúcha.
O prefeito José Otávio, que nesta semana ainda se recupera da cirurgia de colocação de uma prótese no joelho esquerdo, vem acompanhando com entusiasmo o início das obras. “Sempre disse que Cachoeira tem pressa e me alegro em ver duas importantes obras tão aguardadas pelos cachoeirenses se concretizando. Nos importamos com o progresso da cidade e as obras de melhoria de infraestrutura são fundamentais para isso. Cachoeira ganhará com a Rua Coberta um espaço para atividades de lazer, cultura e alimentação à altura de seu povo”, destacou José Otávio.
A Secretária de Planejamento, Cláudia Scarparo, junto com os técnicos da pasta, estão acompanhando o andamento da obra. “É muito bom ver que tudo que planejamos saiu do papel. Foram meses de muito trabalho técnico para que hoje pudéssemos celebrar o início desta construção. A bagunça de uma obra antes da concretização de um trabalho tão importante como esse me encanta. É a certeza que estamos no caminho certo para termos uma Cachoeira mais moderna”.
A OBRA – A Rua Coberta se caracterizará pela construção de pilares pré-fabricados em concreto, com estrutura de cobertura e telhas metálicas. Serão 22 metros de comprimento por 14,8 metros de largura nesta primeira etapa. A obra engloba também instalações de esgoto pluvial (calhas e tubulações), estrutura decorativa em madeira ao entorno dos pilares, pintura da estrutura metálica, construção de calçadas em concreto polido, piso tátil e iluminação na área construída. O prazo para execução é de 3 meses.