Seminário debate reconstrução do setor orizícola

Por
Seminário debate reconstrução do setor orizícola
AGRO
27 de agosto de 2024 - Crédito: Sérgio Pereira/Irga

O presidente do Irga, Rodrigo Warlet Machado, e a diretora técnica, Flávia Tomita, participaram, nesta segunda-feira (26), de seminário durante a 47ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, com o tema “Arroz gaúcho na rota da reconstrução”.

O seminário foi mediado pela jornalista Gisele Loeblein e contou também com as participações do secretário da Agricultura do RS, Clair Kuhn, do secretário adjunto do Meio Ambiente do RS, Marcelo Camardelli, do conselheiro do Irga Fernando Rechsteiner e do representante do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) e professor da Ufrgs Fernando Meirelles.

Machado fez um resumo sobre o que o Irga fez logo após a catástrofe climática para ajudar os produtores afetados. “Elaboramos um levantamento junto aos orizicultores, fizemos vistorias, e elaboramos um estudo preciso e pormenorizado. Estamos trabalhando para orientar quem sofreu grande impacto com a enchente. Além de aporte de recursos, os produtores também precisarão de orientação, o que o Irga tem condições e conhecimento para contribuir”, relatou.

Flávia Tomita apresentou levantamento detalhado de uma pesquisa realizada junto aos produtores. O estudo se concentrou na região Central do RS, onde houve maior número de afetados. “O questionário foi construído a muitas mãos por nossa equipe técnica e sua aplicação começou em 25 de maio. São pequenas propriedades com menos de 100 hectares, totalizando 42 mil ha atingidos”, informou a diretora do instituto. Pelos cálculos do levantamento, o prejuízo passou dos R$ 82 milhões apenas com as perdas na lavoura. Com máquinas, a perda alcança mais de R$ 36 milhões.