20.5 C
Cachoeira do Sul
sábado, 5 dezembro, 2020 - 14:55
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • RURAL
  • Semeadura do arroz chega a 74,3% da área prevista em Cachoeira

Semeadura do arroz chega a 74,3% da área prevista em Cachoeira

Lavoura de arroz: apesar do avanço do plantio, estiagem preocupa o setor produtivo / Foto: Milos Silveira

O tempo seco dos últimos dias têm favorecido o trabalho dos produtores rurais para o avanço da semeadura do arroz da safra 2020/2021. O último levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) aponta que 74,3% da área prevista estão semeados em Cachoeira do Sul, o que sinaliza que a maior parte das lavouras terá o plantio finalizado dentro do período recomendado para maiores ganhos em produtividade.

O Irga tem como referência o dia 10 de novembro como data limite para a finalização do plantio para que as lavouras sejam expostas pelo maior tempo possível a grandes períodos de luminosidade do sol. O coordenador regional do Irga na Depressão Central do RS, engenheiro agrônomo Pedro Hamann, tem reiterado com frequência para a necessidade de o plantio ser finalizado na primeira quinzena de novembro. “O arroz tem um período de maior demanda por radiação solar. É importante que este período coincida com mais horas de luz, e é por volta de 22 de dezembro que se tem maior comprimento do dia. Se atrasa a semeadura, o arroz entra em período reprodutivo lá em fevereiro, quando os dias são mais curtos. Por isso é tão importante se atentar para a conclusão do plantio no período recomendado, para que o arroz receba maior radiação solar dentro do período reprodutivo”, lembra o agrônomo.

ÁGUA

Uma das preocupações para esta safra é a estiagem provocada pelo fenômeno La Niña. É um cenário que se repete pela segunda safra consecutiva. Como as chuvas do período outono-inverno não foram suficientes para a plena reposição dos reservatórios hídricos, existe um temor por parte do setor produtivo para a quantidade insuficiente de água para irrigação em boa parte das áreas de cultivo.

Segundo o Irga, Cachoeira trabalha na safra 2020/2021 com uma intenção de plantio de 26.266 hectares. Os 74,3% já semeados de acordo com o levantamento desta semana correspondem a pouco mais de 19,5 mil hectares.

No Rio Grande do Sul, o levantamento do Irga aponta que 78,5% da intenção de plantio de 969.192 hectares foram semeados até a última quarta-feira (4).

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região