A semana tem previsão de mais 170 milímetros de chuva para Cachoeira do Sul. Segundo o Instituto Climatempo, as precipitações devem começar nesta terça (21) e se estender até sexta-feira (25), com maior concentração na quinta, quando estão previstos 67 milímetros.
Caso a previsão se confirme, a tendência é de que haja uma demora ainda maior para o recuo das águas do Rio Jacuí, que nesta segunda-feira amanheceu em 22 metros acima do nível do mar, quatro acima do normal. O conserto de pontes e a manutenção das estradas do interior também poderá ser prejudicado. Cachoeira do Sul tem cerca de 3 mil pessoas fora de suas casas devido à enchente.
A PREVISÃO, DIA A DIA, SEGUNDO A METSUL
Segundo a Metsul, nesta segunda-feira, uma área de baixa pressão atmosférica na costa começa a se afastar e ar mais seco avança para o Rio Grande do Sul. Com isso, o tempo apresenta melhoria em diversas regiões, mas na Metade Leste haverá ainda momentos de maior nebulosidade com garoa e chuva leve em alguns pontos.
Na terça, o dia começa com tempo firme e o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Rio Grande do Sul, mas no decorrer do dia o tempo se instabiliza com chuva em parte do estado. Já chove de manhã em pontos do Oeste, mas a instabilidade será mais generalizada da tarde para a noite, inclusive com precipitação moderada a forte de forma isolada com trovoadas. A chuva se concentra mais em cidades do Oeste, do Centro e do Sul. Temperatura entre 11ºC e 20ºC na capital.
Na quarta, uma frente fria se organiza no Oeste e no Sul gaúcho com chuva ao longo do dia e que será moderada a forte em muitos municípios destas regiões. Da tarde para a noite, a frente avança com chuva em alguns setores do Noroeste e do centro do RS.
Na quinta-feira, a frente avança com chuva principalmente do Centro para o Norte do RS. Chove forte em alguns momentos em muitas cidades destas regiões e com trovoadas, não se descartando temporais isolados, incluindo Porto Alegre. No extremo Sul, na fronteira com o Uruguai e na região de Uruguaiana, o tempo melhora.
Na sexta, a circulação de umidade da área de baixa pressão com ingresso de ar frio de origem polar traz muitas nuvens, chuva, garoa e vento moderado a forte com queda acentuada da temperatura e muito baixa sensação térmica na maioria das regiões gaúchas. A chuva pode ser localmente forte.
As rajadas de vento podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h no Sul e no Leste do estado com risco de cortes de energia e queda de árvores. O nível do Guaíba deve ter forte alta. Capital deve registrar entre 10ºC e 17ºC com a temperatura caindo ao longo do dia.
No sábado, ar mais seco e de alta pressão de origem polar afasta a instabilidade e o sol predomina no Rio Grande do Sul, porém com frio intenso em dia que será típico do auge do inverno.
O campo de vento forte se afasta para o oceano, mas ainda podem ocorrer rajadas esporádicas durante o dia à medida que ingressa ar mais frio de origem polar, o que vai manter o Guaíba subindo ao menos em parte do dia. Porto Alegre terá entre 6ºC e 13ºC em sábado gelado.