Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Semana do Ano Novo deverá ter temperaturas acima de 40°C em Cachoeira

Calor extremo deverá se intensificar ainda mais na primeira semana de janeiro, podendo chegar a 41°C / Foto: Milos Silveira

Calor deve se intensificar no decorrer da semana, segundo previsão da MetSul Meteorologia / Foto: Milos Silveira/OC

 

O ano de 2022 vai se despedir com uma intensa onda de calor, com máximas que devem passar dos 40°C nos próximos dias em Cachoeira do Sul. A previsão é da MetSul Meteorologia, que indica também uma amplitude térmica que deve chegar a 16°C durante a semana do Ano-Novo.

Isso porque, nesta terça-feira (27), a mínima prevista para o município é de 15°C, enquanto no sábado (31), último dia do ano, a máxima deve alcançar 41°C. Entre esta segunda (26) e a próxima quinta-feira (29), as máximas devem oscilar entre 31°C e 34°C.

O calor ganha força mesmo é a partir de sexta-feira (30), quando os termômetros deverão registrar 36°C. A massa de ar quente sobre o Estado vai se intensificar durante todo o fim de semana. No domingo (1º), o primeiro dia de 2023 será com máxima atingindo os 40°C, tendência que deve permanecer na próxima semana.

CHUVA

As chuvas previstas para os próximos dias são bastante moderadas. O maior volume previsto para Cachoeira do Sul é na quarta-feira (28), quando o indicativo é de uma chance de até 7,6 milímetros.

Esse é um cenário que preocupa o agronegócio gaúcho, que sente os efeitos da estiagem provocada pelo fenômeno climático La Niña. Culturas como soja e milho, que geralmente são cultivadas em solos de relevos mais altos e secos, estão necessitando de umidade para se desenvolver.

No cultivo do arroz, produtores rurais com lavouras cuja irrigação depende de açudes ou de rios e arroios de menor porte também estão com dificuldades para captar de água para os seus sistemas produtivos.

Sair da versão mobile