A semana começa com chuva e vai terminar com baixa na temperatura. Uma frente fria avança e traz chuva a partir desta segunda-feira (11) ao Estado. Atenção ao maior risco de tempestades entre Santa Maria, São Borja e São Luiz Gonzaga na madrugada desta terça (12), com muitas trovoadas, ventos fortes e eventual queda de granizo. As informações são da Somar Meteorologia divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
A precipitação prossegue até quarta-feira (13), levando maiores acumulados ao entorno da Lagoa dos Patos, região Central e partes do Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Cachoeira do Sul, está previsto um acumulado de 40 milímetros durante os três dias. A fronteira com o Uruguai será a área com menor acumulado. Posteriormente, a temperatura despencará pelo avanço de uma massa de ar polar.
Na quinta-feira (14), a mínima cai para cerca de 3°C na Campanha, com formação de geada. Na sexta-feira (15), além da Campanha, há previsão de geada na metade norte do Estado. A próxima chuva deve ocorrer por volta de 20 de maio. A maior frequência de chuva, mesmo de forma irregular, garante aumento da umidade do solo e instalação de pastagens de inverno e do trigo.
CONFIRA A PREVISÃO PARA A ÁREA DAS REGIONAIS DO IRGA
Fronteira Oeste
A passagem de frente fria traz chuva entre esta segunda (11/5) e quarta-feira (13/5). Alerta ao maior risco de tempestades na próxima noite com fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h), muitas trovoadas e eventual queda de granizo especialmente na região de São Borja. O acumulado será irregular podendo se aproximar de 80 mm em São Borja, mas não passando de 10 mm na região de Uruguaiana. A partir da quinta-feira (14/5), o tempo seco retorna e a temperatura declina chegando aos 5°C na madrugada de sexta-feira (15/5). A próxima chuva é prevista a partir do dia 20 de maio.
Campanha
A passagem de frente fria causa chuva com baixo acumulado entre esta segunda (11/5) e as primeiras horas de quarta-feira (13/5). Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança 3°C na madrugada de quinta-feira (14/5) com potencial para geada. Próxima precipitação prevista por volta de 20 de maio.
Central
A passagem de uma frente fria traz chuva entre esta segunda (11/5) e quarta-feira (13/5). Alerta ao maior risco de tempestades na próxima noite com fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h), muitas trovoadas e eventual queda de granizo. A simulação de modelos americano e brasileiro indicam elevado acumulado, acima de 80 mm à região. A partir da quinta-feira (14/5), o tempo seco retorna e a temperatura declina chegando aos 5°C na madrugada de sexta-feira (15/5). A próxima chuva é prevista a partir do dia 20 de maio.
Planície Costeira Interna
A passagem de uma frente fria causa chuva entre esta segunda (11/5) e quarta-feira (13/5) na Planície Costeira Interna. O acumulado será variável, mas deverá chegar a pelo menos 10 mm na região. Entre Camaquã e a Região Metropolitana de Porto Alegre, o acumulado previsto alcança 50 mm. Posteriormente, a temperatura entra em declínio com mínima de 7°C na madrugada de quinta (14/5) e de sexta-feira (15/5). A próxima chuva aparecerá por volta de 20 de maio.
Planície Costeira Externa
A passagem de uma frente fria causa chuva entre esta segunda (11/5) e quarta-feira (13/5) na Planície Costeira Externa. O acumulado será variável. Menos de 10mm nas áreas mais próximas do Sul de Santa Catarina até algo próximo dos 50mm na Região Metropolitana de Porto Alegre. Posteriormente, a temperatura entra em declínio com mínima de 8°C na madrugada de sexta-feira (15/5). A próxima chuva deve vir por volta de 20 de maio.
Zona Sul
A passagem de uma frente fria causa chuva com baixo acumulado entre esta segunda (11/5) e as primeiras horas de quarta-feira (13/5). Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança 4°C na madrugada de quinta-feira (14/5) com potencial para geada. Próxima precipitação prevista por volta de 20 de maio.