A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul eleva as temperaturas acima dos 35°C nesta semana. O pico de calorão deve ser entre esta terça-feira (10) e quinta-feira (12), podendo fazer com que as máximas, em algumas regiões, cheguem a 39°C.
Em Cachoeira do Sul, conforme a Climatempo, a temperatura nesta terça ficará na parte da tarde nos 33°C com possibilidade de pancadas em pontos isolados. Para quinta e sexta-feira (12 e 13) existe previsão de chuva com 10mm e 8mm, respectivamente.
Nos próximos dia a previsão também indica episódios de pancadas de chuvas irregulares, com chances de temporal, em todas regiões do Estado. De acordo com a Climatempo, uma onda de calor ocorre quando as temperaturas ficam de 3ºC a 4ºC acima da média por quatro ou mais dias consecutivos.
Nesta terça-feira, os termômetros não devem registrar temperaturas superiores a 37°C. Municípios da Fronteira Oeste do Noroeste devem receber calor intenso, podendo registrar as maiores máximas. Já em outras regiões, como a Serra, o Sul, Litoral Norte e a Região Central, a temperatura máxima pode variar entre 28°C e 34°C. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 33°C.
ATENÇÃO
Todas as regiões do Estado, exceto a Fronteira Oeste e a Campanha, devem receber pancadas de chuva, previstas para a tarde e a noite desta terça-feira. A Climatempo afirma que as chuvas devem ser fracas, isoladas e irregulares. Na quarta-feira (11), a situação deve continuar apenas na Serra e na Região Sul.
Na quinta-feira (11), a chuva volta a atingir todo o Estado. Desta vez, incluindo a Fronteira Oeste e a Campanha, onde deve ter pancadas passageiras durante o dia. As temperaturas máximas previstas para todas as regiões variam entre 30°C e 35°C. Em Uruguaiana, máxima deve ser de 34°C. Já em Porto Alegre, 35°C.
A onda de calor, na sexta-feira (12) deverá trazer chuva para todas as regiões, com chances de temporais. Na maioria das cidades, a chuva deve ser mais volumosa e generalizada. A temperatura cai e termômetros devem registrar máximas que variam entre 25°C e 32°C. O Litoral Norte, apesar de também receber chuva, tende a ter uma sexta-feira mais quente que outras partes do Estado.