Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Seguradora Aplub decreta falência no Rio Grande do Sul

Sede da Aplub em Porto Alegre está entre os imóveis que deverão ser vendidos para saldar dívidas / Foto: Divulgação

Uma das empresas de seguros e previdência privada mais conhecidas do Rio Grande do Sul, a Aplub decretou falência e deve deixar sem atendimento e rendimentos mais de 16 mil segurados gaúchos. Após obter a falência na Justiça, a empresa passou por uma intervenção regulada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia federal responsável por autorizar, controlar e fiscalizar os mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.

A falência foi decretada pela juíza Giovana Farenzena, da Vara de Direito Empresarial, Recuperação de Empresas e Falências da Comarca de Porto Alegre. A expectativa é de que, quando o patrimônio da Aplub for liquidado, os segurados recebam parte do dinheiro a que têm direito. Parte desses segurados deverão ter pagamento de benefício interrompido, enquanto outros não recuperarão, pelo menos num curto prazo, o que já investiram na área previdenciária da empresa.

O déficit mensal da Aplub é estimado em R$ 4 milhões, e a falência foi a única maneira encontrada pela empresa para estancar a sangria financeira. O passivo total chega a R$ 698 milhões. Na sentença que decretou a falência, a Justiça apontou a necessidade de venda de imóveis da massa falida para saldar débitos com segurados, ex-funcionários e credores. Foram localizados seis imóveis pertencentes à Aplub: três em Porto Alegre (incluindo a sede), um em Caxias do Sul, um em Canela e outro em Novo Hamburgo.

Sair da versão mobile