Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Segue suspenso o serviço de balsa no Rio Jacuí

Balsa Deusa do Jacuí realiza o transporte de veículos pesados e está com operações suspensas devido ao nível das águas do Jacuí. Foto: Cacau Moraes

 

O serviço de balsa, que faz travessia no Rio Jacuí entre a Praia Nova e o final da Rua Moron, em Cachoeira do Sul, segue suspenso. O motivo é que o nível do rio está em 19,24 metros, 1,24 metros acima da marca normal que é de 18 metros e, por isto, a água tomou conta do atracadouro da Balsa Deusa do Jacuí no acesso à Rua Moron. A interrupção das atividades da balsa aconteceram na quarta-feira (10).

Com as chuvas da semana passada, o Jacuí eleva seu nível tanto que a inundação se aproxima da área da Praia Nova. Por enquanto, não há preocupação com as famílias residentes no Bairro Cristo Rei, proximidades do Rio Jacuí. Para que ocorra uma ação da Defesa Civil, o nível do rio tem que chegar na casa dos 22 metros.

A suspensão das atividades da Balsa Deusa do Jacuí causa transtornos para a travessia de caminhões e máquinas, porque pela Ponte do Fandango só está sendo permitida a passagem de veículos até 24 toneladas.

Neste caso, é preciso utilizar rotas alternativas.

– Porto Alegre para Cachoeira do Sul: pela BR-290 até a BR-471, passando por Rio Pardo e depois em Santa Cruz do Sul para chega à RSC 287, que leva até Novo Cabrais, onde se acessa a BR 153.
– Em Rio Pardo, é possível encurtar caminho pela ERS 403.
– Cachoeira do Sul para a fronteira oeste: seguir pela BR 153 até Novo Cabrais e usar a RSC 287 para seguir em direção a Santa Maria, onde é possível pegar a BR-158 para seguir para BR-290 em Rosário do Sul.
– Cachoeira do Sul para o Porto de Rio Grande: ir até Santa Maria e pegar a BR-392.

ATENÇÃO

Já o transporte pela balsa no Rio Jacuí na localidade de São Lourenço continua sendo realizado normalmente. Trata-se de um importante acesso a uma região de cultivo de grãos e de pecuária.

Sair da versão mobile