Segue a chipagem e resenha de cavalos

Por 27 de setembro de 2021

Chipagem é realiza via Cempra. Foto: Cempra\Meio Ambiente

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Cachoeira do Sul, realiza desde o mês de julho a chipagem e resenha de cavalos, que são encontrados amarrados em trevos e passeios públicos da cidade.

Cerca de 15 animais já receberam o microchip subcutâneo e tiveram suas características cadastradas na resenha, juntamente com os dados do proprietário para que o animal seja identificado caso ocorra fuga ou venha a se envolver em algum acidente.

O coordenador do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) afirma que quando é feita a chipagem, os proprietários são alertados sobre a responsabilidade que têm com os animais. “Caso esses animais sejam encontrados soltos, eles não serão mais devolvidos e os donos serão responsabilizados”, salienta.

Ele disse ainda que a Secretaria do Meio Ambiente realiza um trabalho educativo sobre o perigo de amarrar os cavalos próximos às vias, pois já foram registrados roubos e também vandalismos, pois as cordas são cortadas e os animais acabam fugindo.

Atendimento no final de semana

No sábado, dia 25, o Meio Ambiente e a ONG SOS Animais atenderam a uma denúncia de um cavalo abandonado num campo do Cachoeira. O animal precisou ser medicado no local e se recupera em uma área sob a responsabilidade da ONG.