Segue a agonia do Z-4: Grêmio perde no retorno da torcida

Por 3 de outubro de 2021

O Sport derrotou o Grêmio dentro da Arena, em Porto Alegre, na noite deste domingo. Perdendo por 2 a 1, o Tricolor segue na zona de rebaixamento. A partida foi válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols do Leão foram marcados por Gustavo e Mikael. Douglas Costa, no final, ainda descontou com um belo chute de fora da área. O Grêmio tinha chance de sair do Z-4, mas amarga mais uma rodada no grupo dos piores da competição. Já o Sport, agora, tem 20 pontos: dois a menos que o time de Felipão.

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Cuiabá e o Sport joga com o Juventude, em Recife. As duas partidas serão na quarta-feira.


Em campo, o Grêmio apresentou superioridade em relação ao Sport durante grande parte da partida, com poucas chegadas da equipe visitante tanto no primeiro, como no segundo. Ainda no primeiro tempo, a grande chance saiu da cabeça de Borja, que em cruzamento pela esquerda de Ferreira, cabeceou forte, mas a bola subiu. Outro destaque na etapa inicial foi de Douglas Costa, que em sua primeira apresentação diante da torcida após seu retorno, teve bom desempenho, sendo importante na crianção das oportunidades.

Mas o revés foi construído no segundo tempo, com os dois gols do Sport, o primeiro aos 6 minutos, com Gustavo, e aos 24, com Mikael. Douglas Costa, que foi um dos melhores em campo pela parte do Grêmio, fez um golaço, sendo o primeiro dele desde seu retorno, e descontando o placar.

Primeiro tempo

O Grêmio iniciou a partida dominando grande parte das ações do jogo. Logo aos 2 minutos, a primeira chance veio com Douglas Costa, que recebeu de Vanderson, e arriscou o chute, mas esbarrou na marcação de Sabino. Logo em seguida, Borja recebeu na entrada da área e também tentou o chute, mas a bola saiu para fora. O Grêmio seguia com o comando do jogo, chegando principalmente pelos lados do campo, com Ferreira, pela extrema esquerda e Douglas Costa, pela direita.

O Tricolor chegou novamente aos 14 e 15 minutos. Primeiro com Ferreira, que recebeu pelo lado esquerdo, limpou a marcação e chutou rasteiro, que Maílson segurou. Em seguida, Vanderson avançou pelo lado direito e fez o cruzamento, mas ficou com o goleiro Maílson.

A única grande chance do Sport foi aos 18 minutos, com Everaldo recebendo na entrada da área e tentou um chute forte, que Chapecó faz grande defesa. Aos 25 minutos, Ferreira faz grande jogada pelo lado esquerdo, passando entre as pernas do marcação, mas no cruzamento ninguém aparece para finalizar.

A melhor chegada do Grêmio aconteceu aos 30 minutos, que Ferreira recebeu na esquerda e cruzou na cabeça de Borja. O centroavante sobe bem, mas cabeceia para fora, por cima do gol do Sport.

Sem grandes oportunidades na reta final do primeiro tempo, o jogo teve a fase inicial finalizada em 0a 0.

Segundo tempo

O Tricolor voltou a campo com alterações. Felipão tirou Rafinha e Alisson e colocou Guilherme Guedes e Campaz, mudando a dinâmica da equipe em busca da vitória. Aos 6 minutos, Thiago Santos cometeu falta na entrada da área e oportunizou um arremate perigoso na entrada da área. Cobrança de Sander, que Chapecó fez grande defesa, mas deu rebote, que Gustavo aproveitou e, de perna direita, fez o gol do Sport: 1 a 0.

A reação do Grêmio veio aos 9 minutos, quando Campaz recebeu na intermediária, limpou a marcação e chutou, mas o goleiro Maílson pegou firme e impediu o gol do Grêmio. Logo na sequência, em contra-ataque, Douglas Costa comandou uma arrancada tricolor e acionou Borja. O centroavante foi até a linha de fundo para fazer o cruzamento, escorreu o pé esquerdo e sentiu, mas seguiu no jogo. No lance seguinte, em mais uma boa chegada do Grêmio, cruzamento de Guilherme Guedes na segunda trave, que Borja cabeceou e Maílson fez grande defesa. A equipe pediu revisão do VAR para o lance, alegando que a bola teria entrado, mas o árbitro não fez a revisão.

Aos 17, o Grêmio chegou mais uma vez com Guilherme Guedes, que acionou Ferreira. Praticamente cara a cara com o goleiro, o atacante chuta fraco e rasteiro, nas mãos do arqueiro do Sport. Após o lance, Borja deixou o gramado para a entrada de Diego Souza.

Mas o Sport ampliou. Aos 24, Everaldo acionou Mikael que, cara a cara com goleiro Chapecó, fez o segundo. O Grêmio reagiu aos 25 minutos, quando Campaz recebeu na entrada da área, chutou forte, mas a bola bateu no travessão. No rebote, Diego Souza perde.

O técnico Luiz Felipe Scolari realizou mais uma alteração, com Ferreira saindo para o lugar de Everton. No fim do jogo, Douglas Costa marca um golaço, descontando o placar. O camisa 10 recebeu pela direita, limpou a marcação fora da área e, de perna esquerda, arriscou um chute que atingiu a gaveta do gol do Sport, sem chance para o goleiro Maílson. O gol marca o primeiro dele no retorno ao Tricolor.

A partir dos 40 minutos, o Grêmio voltou a dominar o campo ofensivo, insistindo em igualar o marcador, mas sem conseguir chegar ao gol. Final: Grêmio 1×2 Sport.