Secretário Covatti apresenta projeções para o agronegócio

Por 26 de fevereiro de 2019

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, abriu nesta terça-feira (26) o ciclo de palestras de 2019 da reunião-almoço Cacisc ao Meio-Dia, em Cachoeira do Sul. Ele apresentou as projeções da pasta neste primeiro ano do governo Eduardo Leite, numa palestra prestigiada principalmente por líderes do setor agropecuário do município.

Um dos objetivos da SAPDR para 2019 é incentivar o crescimento da área irrigada do Estado, numa parceria entre a secretaria e o Ministério da Agricultura, que no Governo Bolsonaro conta com uma secretaria específica para tratar do tema. Para Covatti, a ampliação da área irrigável representa maior produção e produtividade na agricultura empresarial, e com isso quem ganha é a economia do Rio Grande do Sul. “Vamos priorizar incentivos para que isso ocorra”, afirma.

Como a atual Secretaria da Agricultura engloba agora a antiga pasta do Desenvolvimento Rural, a agricultura familiar foi outro tema abordado por Covatti Filho. Ele afirma que está à disposição de todos os setores e entidades ligadas aos pequenos agricultores para um diálogo permanente, sobretudo a Fetag/RS, que é a federação maior do Estado que defende os interesses deste setor, presidida pelo cachoeirense Carlos Joel da Silva.

Entre as preocupações da SAPDR, está uma reavaliação da participação do Rio Grande do Sul no bloco do Mercosul devido à entrada de produtos importados no Estado que acabam competindo com matérias-primas decisivas para a economia gaúcha e a permanência dos produtores em suas atividades, como o arroz e o leite.

SIMPÓSIO

Covatti Filho foi convidado nesta terça-feira (26), durante a reunião-almoço da Cacisc, para participar do II Simpósio Sul-Americano da Noz-Pecã, que acontece em Cachoeira do Sul nos dias 11 e 12 de abril.

Fizeram a entrega do convite o secretário municipal de Desenvolvimento e Agropecuária, Ronaldo Tonet, o coordenador do Simpósio, Jaceguay Barros, e a representante da Paralelo 30, Graziela Menezes.

O II Simpósio Sul-Americano da Noz-Pecã e II Abertura Oficial da Colheira da Noz-Pecã serão realizados no período de 11 a 12 de abril de 2019, em Cachoeira do Sul.

O público-alvo é formado por produtores rurais, empresários, técnicos, comerciantes, industriais, extensionistas, estudantes e pesquisadores.