Secretário avalia identificação de focos de raiva em Cachoeira do Sul

Por
Secretário avalia identificação de focos de raiva em Cachoeira do Sul
RURAL
24 de março de 2023 - morcego 2

Crédito: PMCS

Confirmando a informação antecipada pela reportagem do Portal OCorreio, a Prefeitura de Cachoeira do Sul divulgou na tarde desta sexta-feira que a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caçapava do Sul divulgou uma nota para informar e alertar os produtores rurais de que foi identificado um foco de raiva em duas propriedades de Cachoeira do Sul, nas proximidades de Caçapava do Sul.

“Salientamos e alertamos os produtores para que vacinem seus animais. A vacina antirrábica é uma das formas mais segura de prevenção da infecção da doença nos seus animais. Em casos onde existe a presença de morcegos hematófagos, a vacinação deve cobrir 100% dos animais. A raiva é uma zoonose, ou seja, e é facilmente transmitida aos humanos através da saliva dos animais infectados. No ano de 2022 já tivemos registros de raiva em animais em municípios vizinhos a Cachoeira do Sul, como Caçapava do Sul, São Sepé” – secretário da Agricultura e Pecuária de Cachoeira do Sul, Fernando Cantarelli Machado

Em 2022, no período de janeiro a dezembro, foram registrados 109 casos de raiva em herbívoros, conforme os laudos emitidos pelo Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), distribuídos em 37 municípios.

A lista incluiu: Bossoroca, Gravataí, Santa Margarida do Sul, Candiota, Santo Antônio das Missões, Caçapava do Sul, Eldorado do Sul, Itacurubi, Caiçara, Glorinha, Unistalda, Santiago, São Lourenço do Sul, Novo Hamburgo, Muçum, Cerro Grande do Sul, Barra do Ribeiro, São Sepé, São Borja, São Gabriel, Santa Maria Maquiné, Nova Roma do Sul, Vila Nova do Sul, Piratini, Veranópolis, Estância Velha, Butiá, Sapucaia do Sul, Vale do Sol, Taquara, Parobé, Bagé, Pinto Bandeira, Jaguari, Bento Gonçalves e Manoel Viana.