Secretário adjunto do RS visita Cachoeira para tratar de sistema coletivo de redução de flúor

Por 25 de novembro de 2021

Crédito: Divulgação

O secretário adjunto de Obras e Habitação do Governo Estadual, Giovane Wickert (PSB), vem a Cachoeira do Sul nesta sexta-feira para tratar de assuntos relacionados ao sistema coletivo de redução de flúor em poços tubulares profundos. a ser instalado no Município a partir do início do próximo ano no Piquiri.

O projeto desenvolvido pela Unisc, com a cooperação do Governo do Estado e da Corsan, busca reduzir o nível de flúor na água de poços largo profundo que abastecem as comunidades do interior nas regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari.

O modelo experimental do sistema já foi aplicado em residências de Restinga Sêca, São Sebastião e Novo Xingu para o uso doméstico. Agora, em nova fase, o sistema a ser implantado em Cachoeira do Sul está voltado para a distribuição. A água sai do poço para o reservatório e, antes de chegar na residência, é tratada. De acordo com o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, o investimento médio no sistema será em torno de R$ 500 mil.

O secretário deve se reunir com o prefeito José Otávio Germano, o secretário de Agricultura e Pesca, Fernando Cantarelli, e o gestor da Corsan, Neorildo Dassi. Além disso, Wickert também possui na agenda ida ao local onde será construído o sistema e à noite, encontro com os colegas partidários.

Assinatura do termo do projeto / Crédito: OC/Arquivo