Secretaria Municipal se prepara para atualizar dados do Mapa do Turismo Brasileiro

Por 26 de setembro de 2021

Enquanto aguarda a portaria a ser emitida pelo Governo Federal, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer trabalha no levantamento de documentos necessários para atender os critérios da nova atualização do Programa de Regionalização do Turismo e do Mapa do Turismo Brasileiro , ambos coordenados pelo Ministério do Turismo.

O recadastramento ocorre a cada dois anos e solicita a comprovação de envolvimento dos setores público e privado com o fomento à atividade turística.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Atualmente, Cachoeira do Sul integra a Região Turística Central do Estado, com mais dezesseis municípios, participa de maneira ativa no Fórum Regional de Turismo da Região Central e possui a categorização C desde 2019.