Secretaria de Meio Ambiente emite autorização para dragagem do Rio Jacuí

Por
Secretaria de Meio Ambiente emite autorização para dragagem do Rio Jacuí
CACHOEIRA DO SUL
12 de novembro de 2021 - WhatsApp Image 2021-11-12 at 19.19.31

Secretário Geraldo Fogliarini e os biólogos Juliano Konze e Deivid Kern, durante a análise do processo e emissão da Autorização Geral / Crédito: Ass. Com.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu no final da tarde desta sexta-feira a autorização para desassoreamento (limpeza e dragarem de curso d´água), em um trecho de 295 metros entre a Rua Moron e a Praia Nova.

O desassoreamento é necessário para viabilizar o funcionamento da navegação e travessia emergencial de veículo pela balsa Deusa do Jacuí até a desinterdição total da Ponte do Fandango, sobre o Rio Jacuí.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, com essa autorização, a Jacuhy Ambiental, serviço de consultoria contratada pela Estaleiro Naval Couto (proprietária da balsa Deusa do Jacuí) solicita a liberação das poligonais definidas na autorização (que delimita a área de dragagem), para que se inicie o trabalho no local.

Como a dragagem não tem fins comerciais, ela poderá ser feita durante o final de semana. Segundo a empresa de consultoria que ingressou com o processo, o objetivo é ter essa liberação das poligonais ainda nesta sexta (à noite) para iniciar a dragagem imediatamente.

Importante

Autorização só pode ser emitida diretamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente porque esta dragagem não terá fins comerciais. Trata-se de uma excepcionalidade para o desassoreamento e funcionamento da balsa para travessia de veículos durante a interrupção da Ponte do Fandango.