Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Secretária de Cultura defende volta da Feira do Livro à Praça

Mirela Kruel, secretária da Cultura / Crédito: OC/Arquivo

Mirela Kruel, secretária da Cultura / Crédito: OC/Arquivo

Projeto será colocado em prática com todas as instituições culturais e o prefeito. Foto: Cacau Moraes.

O retorno da Feira do Livro de Cachoeira do Sul à Praça José Bonifácio, no centro da cidade, está nos planos da nova titular da Secretaria Municipal de Cultura, Mirela Kruel. Ela disse, em entrevista ao programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango 102.5, nesta sexta-feira (19), que ainda vai conversar com as entidades envolvidas como o Conselho Municipal de Cultura, Academia Cachoeirense de Letras, Amicus e o prefeito José Otávio Germano, pois pretende centralizar a Feira, que em 2022, foi realizada no Parque da Fenarroz.

“A ideia necessita ser amadurecida, mas já penso, por exemplo, idealizarmos uma do Rota do Livro”, revelou Mirela, acrescentando que neste caso envolveria secretarias como de Turismo, Indústria e Comércio e Educação. No entendimento da secretária, a programação envolveria atividades na Casa de Cultura, Museu, no Zoológico, através de um chamamento à cidade em todos os seus segmentos, principalmente, as escolas e instituições que atuam na educação e cultura.

Sobre outros eventos como a Vigília do Canto Gaúcho e o Carnaval, Mirela Kruel, já trabalha. A pasta, por meio de um edital divulgado pelo Governo do Estado, já se candidatou a uma verba de R$ 650 mil para os eventos, incluindo, a Feira do Livro. “Acredito que no máximo em dois meses, teremos uma resposta positiva”, avaliou Mirela. Sobre o Carnaval, ela salientou que pretende reunir os representantes das escolas de samba e traçar um plano em conjunto para a realização da folia.

APELO

A secretaria também tem planos de conversar com empresários cachoeirenses para conseguir o aporte de recursos para a cultura. “Em outras cidades, o investimento da área empresarial na cultura é maciço e sabidamente, quando isto acontece, há retorno para a cidade”, observou. Para Mirela, esta ideia vai ser colocada em prática.

BAR AMÉRICA

O aproveitamento do antigo Bar América, na Praça José Bonifácio, também está no cronograma de ação da nova secretária. “Ali, o investimento na recuperação do prédio precisa ser avaliado, pois a estrutura precisa ser totalmente recuperada”, destacou. Segundo Mirela, o espaço é nobre e seguramente será importante sua ocupação para as atividades culturais da cidade.

 

Sair da versão mobile