Depois do receio de ficar sem a remessa de preservativos que são distribuídos durante o período de Carnaval em Cachoeira do Sul, a secretaria municipal da Saúde recebeu uma boa notícia: os produtos foram encaminhados para o setor responsável. “É importante observar a importância da campanha com a distribuição dos preservativos. Até do ponto de visto econômico. O tratamento contra as doenças tem um custo que todos nós acabamos arcando. Além, claro, a vida das pessoas”, salienta a chefe de Atenção à Saúde, Denise Caspani.
Em contato com setores da Saúde de cidades próximas, a pasta municipal teve a informação que também não houve o repasse. A constatação preocupou a equipe até a chegada da nova remessa. “É uma preocupação nossa, claro. Sabemos que é um período no qual as pessoas acabam se colocando em mais situações de risco pelo clima próprio da festa. É preciso cuidado e o preservativo tem um papel fundamental”, acrescenta Denise.
Semana Farroupilha
Ao contrário do que poderia a maioria da população imaginar, o período de mais atenção contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis não é o Carnaval. “Por incrível que pareça, o período da Semana Farroupilha registra maior incidência”, revela Denise com base em planilhas que monitoram o panorama em Cachoeira e no Estado.
A programação do Carnaval começa sexta-feira (22) em Cachoeira do Sul. No sábado (23), as três escolas de samba desfilarão. Já no domingo (24), o público conhecerá a vencedora com a apuração.