A secretária municipal da Cultura, Dariely Maria Cabral de Barros Gonçalves, abordou a realização do Carnaval 2025 em Cachoeira do Sul em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1, com os jornalistas Ronaldo Tonet e Tomás Sá Pereira. Segundo a titular da pasta, o tempo para organizar o evento é curto. No entanto, a secretária defendeu a edição:
O Carnaval de Rua 2025 de Cachoeira do Sul terá uma única escola de samba. A festa será realizada no dia 4 de março, conforme a Prefeitura, com a participação da Unidos da Vila, da zona leste da cidade.
A Prefeitura deve buscar apoio da iniciativa privada para obter recursos financeiros, visando garantir a festa popular, apesar do tempo limitado para trabalhar.
Já para os anos de 2026, 2027 e 2028, a expectativa é por organizar grandes eventos, além do Carnaval de Rua, elaborando projetos e buscando recursos disponíveis nas leis federais 8313, de 23 de dezembro de 1991 (Lei Rouanet ou Lei de Incentivo à Cultura), 14.399, de 8 de julho de 2022 (Lei Aldir Blanc), e lei estadual 13.490, de 21 de julho de 2010 (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), além de outros decretos, regulamentos e portarias.
A manutenção da área da Cultura com status de secretaria municipal permite que Cachoeira do Sul possa elaborar projetos e buscar recursos dos governos estadual e federal para financiar os eventos culturais.