O prefeito José Otávio Germano deu posse oficialmente na manhã desta quarta-feira a primeira titular da Secretaria Municipal da Cultura de Cachoeira do Sul. Assume o cargo Clarisse Torres Almeida, professora estadual aposentada que dedicou toda sua vida profissional à área das artes plásticas. Desde o início da atual gestão, ela estava à frente do Núcleo Municipal da Cultura, órgão que era ligado à Secretaria Municipal de Governo.
A Secretaria Municipal da Cultura foi criada recentemente através da Lei Municipal 4.856 de 4 de julho de 2022 após aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. “Eu agradeço ao nosso prefeito e sua equipe jurídica pelo esforço incondicional de criar a Secretaria Municipal da Cultura, unida ao sistema Estadual e Federal, com um gesto de coragem e persistência, acreditando sempre na cultura e na arte”, destacou Clarisse. Caberá a sua secretaria está à frente de eventos como Natal, Vigília do Canto Gaúcho, Semana Farroupilha, Carnaval de Rua e a Feira do Livro, que neste ano já tem data marcada. Será entre os dias 7 e 15 de outubro.
Prefeito pede Feira do Livro nos bairros
Além de todas as atividades que cabem a nova Secretaria Municipal da Cultura, o prefeito José Otávio Germano já passou uma missão a nova secretária, Clarisse Almeida. Ele pediu que a Cultura leve versões menores da Feira do Livro para os bairros de Cachoeira do Sul. “Não quero uma secretaria de enfeite. Quero uma secretaria forte, que vá aos bairros e seja fonte de inclusão. Darei todas as condições possíveis para isso. Minha ideia é que sejam feitas pequenas Feiras do Livro nos bairros, especialmente nos de maior vulnerabilidade para que os moradores e principalmente as crianças tenham acesso aos livros perto de sua casa sem precisar esperar pela feira que acontece uma vez ao ano”, justificou José Otávio.
Zaira Cantarelli será a patrona da 37ª Feira do Livro
A 37ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul já tem sua patrona. Será a escritora cachoeirense Zaira Cantarelli. Zaira tem destaque na cultura do Estado, onde foi uma das selecionadas no concurso Estadual de Poemas nos ônibus e trens. Ela ainda participou de inúmeras coletâneas e antologias, formou e coordena o grupo “Viva a Palavra” de poesia, pertence a Academia de Artes, Ciências e Letras “Castro Alves”, da Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul, da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e da Academia Cachoeirense de Letras. Seu nome foi também revelado nesta manhã de quarta-feira, após a posse de Clarisse.
Quem são as diretoras das instituições culturais da Secretaria da Cultura
– Museu Municipal: Aimara Carlos
– Biblioteca Pública: Gisele Wommer
– Atelier Livre: Jane Duquia
– Arquivo Histórico: Mirian Ritzel