Secretária da Cultura tem primeiro pedido do prefeito: Feira do Livro nos bairros

Por 20 de julho de 2022

O prefeito José Otávio Germano deu posse oficialmente na manhã desta quarta-feira a primeira titular da Secretaria Municipal da Cultura de Cachoeira do Sul. Assume o cargo Clarisse Torres Almeida, professora estadual aposentada que dedicou toda sua vida profissional à área das artes plásticas. Desde o início da atual gestão, ela estava à frente do Núcleo Municipal da Cultura, órgão que era ligado à Secretaria Municipal de Governo.

Foto Noticia Principal Grande

A Secretaria Municipal da Cultura foi criada recentemente através da Lei Municipal 4.856 de 4 de julho de 2022 após aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. “Eu agradeço ao nosso prefeito e sua equipe jurídica pelo esforço incondicional de criar a Secretaria Municipal da Cultura, unida ao sistema Estadual e Federal, com um gesto de coragem e persistência, acreditando sempre na cultura e na arte”, destacou Clarisse. Caberá a sua secretaria está à frente de eventos como Natal, Vigília do Canto Gaúcho, Semana Farroupilha, Carnaval de Rua e a Feira do Livro, que neste ano já tem data marcada. Será entre os dias 7 e 15 de outubro.

Foto Noticia Principal Grande

Prefeito pede Feira do Livro nos bairros

Além de todas as atividades que cabem a nova Secretaria Municipal da Cultura, o prefeito José Otávio Germano já passou uma missão a nova secretária, Clarisse Almeida. Ele pediu que a Cultura leve versões menores da Feira do Livro para os bairros de Cachoeira do Sul. “Não quero uma secretaria de enfeite. Quero uma secretaria forte, que vá aos bairros e seja fonte de inclusão. Darei todas as condições possíveis para isso. Minha ideia é que sejam feitas pequenas Feiras do Livro nos bairros, especialmente nos de maior vulnerabilidade para que os moradores e principalmente as crianças tenham acesso aos livros perto de sua casa sem precisar esperar pela feira que acontece uma vez ao ano”, justificou José Otávio.

Foto Noticia Principal Grande

Zaira Cantarelli será a patrona da 37ª Feira do Livro

A 37ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul já tem sua patrona. Será a escritora cachoeirense Zaira Cantarelli. Zaira tem destaque na cultura do Estado, onde foi uma das selecionadas no concurso Estadual de Poemas nos ônibus e trens. Ela ainda participou de inúmeras coletâneas e antologias, formou e coordena o grupo “Viva a Palavra” de poesia, pertence a Academia de Artes, Ciências e Letras “Castro Alves”, da Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul, da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul e da Academia Cachoeirense de Letras. Seu nome foi também revelado nesta manhã de quarta-feira, após a posse de Clarisse.

Quem são as diretoras das instituições culturais da Secretaria da Cultura

– Museu Municipal: Aimara Carlos

– Biblioteca Pública: Gisele Wommer

– Atelier Livre: Jane Duquia

– Arquivo Histórico: Mirian Ritzel